Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Carqueja e seus benefícios

imagem copiada net

A Carqueja (a carqueja portuguesa é a Pterospartum tridentatum (L), é uma leguminosa que cresce em Portugal, principalmente nas serras do interior Norte e Centro.
Na primavera, esta planta atinge o seu clímax e presenteia-nos com flores amarelas.

Desde de à muito que é utilizada como “chá para tudo” até como condimento, no famoso arroz de carqueja, que eu tenho de experimentar como “arroz integral de carqueja”.

Quando esta linda planta floresce, nós vamos lá…e colhemos.
 Trazemos para nós uma combinação de “coisas” que nos aumenta o saldo da Saúde, pela sua ação tónica e anti-inflamatória geral.
Sendo a maioria de todas as doenças inflamatórias, esta planta têm no nosso corpo uma ação vital, uma importância a levar em conta.

Vejamos, o quão importante ela é, e no que pode ajudar:
- Tem ação antibiótica.
- Pode ser empregue em problemas dermatológicos – beber o chá e aplicar na pele.
- Deve ser usada na diabetes e no colesterol alto.
- Tem propriedades anti-hipertensivas – baixa a tensão, assim como promove o bom funcionamento da circulação sanguínea.
- Apresenta efeitos na arteriosclerose e é ao mesmo tempo vasodilatadora e depurativa.
- É utilizada como digestivo, nas inflamações intestinais e como analgésico gástrico, útil nas azias.
- Indicada na obstipação.
- Gengivites.
- A sua decocção interessa a todo o sistema renal, para todas as afeções das bexiga, vias urinarias, antiespasmódico renal e muito importante no tratamento da nefrolitíase.
- Planta diurética.
- Protege o fígado das agressões – usada em todos os problemas hepáticos e da vesicula biliar.
- Devido ao seu poder anti-inflamatório deve ser tomada em todas as dores e inflamações.
- Tradicionalmente usada em problemas febris, como resfriados, gripes, catarros, bronquite, sinusite e irritações da garganta.
- Há quem a use para cefaleias e enxaquecas.
- Usada na gota e no controlo do ácido úrico.
- Como é tónica, deve ser tomada nas astenias e cansaços.

- É dona de compostos fenólicos.
Mas o que isto significa?
Os compostos fenólicos são compostos bioactivos com propriedades antioxidantes (protegem-nos frente aos radicais livres, que provocam o envelhecimento e outras enfermidades) que se encontram em frutas, legumes, cereais e chás.
E mais importante…há estudos que demonstram que muitos dos compostos fenólicos derivados das plantas - no caso a CARQUEJA - são antioxidantes mais eficientes in vitro, do que as vitaminas E ou C ou os carotenoides.

- Em 2004 foi feito um estudo, que mostrou a ação dos flavonoides da CARQUEJA como agente protetor das células endoteliais (células que formam a camada interna dos vasos sanguíneos) contra danos oxidativos.

- Em 2009, na Universidade de Aveiro, Vera Armanda Moreira da Silva para obter o Grau de Mestre em Biologia Molecular e Celular apresentou uma tese, onde estudou e comprovou os efeitos da carqueja (folhas e flores) sobre o fígado, baço e rim e a sua ação protetora após administrar um toxico. Este experimento foi feito em ratos.

A carqueja é um grande medicamento a ser usado.

Se você tem algum ou vários dos problemas acima referidos, não exi-te em tomar o chá de carqueja.
Experimente – durante 21 dias tome 3 chávenas por dias (sensivelmente meio litro), sem açúcar. E comprove os resultados.

Contra – indicações:
- A carqueja não deve ser tomada por pessoas muito magras.
 - É contra-indicada na pressão arterial baixa e nas hipoglicemias.
- Ao tomar esta planta, as pessoas com diabetes devem monitorizar os seus níveis de glicemia.
- A carqueja pode potenciar os efeitos dos anti-hipertensivos, da insulina e dos anti-diabéticos – controlar os valores.
- Pode acelerar a depuração de alguns medicamentos metabolizados no fígado, reduzindo assim o seu efeito farmacológico, da mesma forma que reduz os efeitos secundários dos fármacos metabolizados no fígado.

Neste momento, estou a beber CARQUEJA...


19 comentários:

  1. Valeu pelo texto. Uma dica: se você tem hemorróidas, experimente usar carqueja. Se não curar, vai ajudar muito. Essa é minha contribuição para a humanidade. Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Adorei, e vou recomendar, para mim é o ideal,
    Obrigado muito bem explicito

    ResponderEliminar
  3. Tudo verdade tenho 60 anos e tomo a mais de 35 e nunca precisei da farmacia. Quem quiser posso vender Carqueja folha e flor 100% biologica. Seca a sombra em sacos de fibras Tnt isenta de pos, colhida longe de estradas ou camlnhos nos meus pinhais da zona centro. Tm.960424701

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VOU CONTACTAR PARA SABER MAIS COMO OBTER A CARQUEJA
      PODE-ME RESPONDER PARA: victomel@gmail.com OBRIGADO.

      Eliminar
  4. bem verdade e eu pessoalmente tenho provas reais de que realmente funciona fiz recentemente exames onde me foi detetado gordura no figado e vim pesquizar fiz o cha durante 1 mes e mesmo com dose reduzida para que o meu marido que é diabetico o pudesse tomar e deu resoltado 1 mes depois foi repetir os exames e os 3 valores de analises ja estavam dentro dos parametros por isso recomendo vivamente e cha que nao vai faltar ca em casa apouco tempo estive para os lados de bBragança e tbm apanhei longe de estradas .

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho diabetes e já não estou suportando tomar esses remedios, haja estomago não sei o fazer mais .

    ResponderEliminar
  6. Eu vou começar a tomar e ver no dá ai eu volto e conto como anda minha saude pra vcs.

    ResponderEliminar
  7. eu tenho dificuldade em identificar a planta, ela cresce mais nos pinhais certo? como posso ter a certeza se é a carqueija ou outra planta, se há várias com flores amarelas?

    ResponderEliminar
  8. gostaria me desse informação onde comprar para plantação

    ResponderEliminar
  9. Foi me detetado gordura no fígado e 2 quistos

    Gostaria de saber se este chá "carqueja" me vai ajudar nestes dois casos, e quantas infusões devo tomar durante o dia.
    O que será melhor? Em Folhas secas ou saquetas??

    Obrigada, fico à espera da vossa opinião

    Mary

    ResponderEliminar
  10. Moro no Porto e gostaria e comprar plantas de carqueja para plantar. Podem dizer-me onde posso adquiri-las?
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  11. Antonio Santos, as plantas medicinais devem ser nativas e colhidas onde elas nascem espontaneas, ao serem plantadas num terreno hostil perdem grande parte das suas propriedades. Nao se esqueça que é ao solo que as plantas vão buscar os nutrientes especificos.

    ResponderEliminar
  12. Qual a parte da carqueja serve para emagrecer? A flor ou a folha?

    ResponderEliminar
  13. Qual a parte da carqueja serve para emagrecer? A flor ou a folha?

    ResponderEliminar
  14. Tenho o figado gordo como hei de tomar cha ou capsulas . Obrigado

    ResponderEliminar
  15. como uzar no cabelo alguem por favor mi ajude

    ResponderEliminar