Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ameixas - Um medicamento


Tudo tem a sua altura, a sua época.
 Cada fruto nasce com uma energia, com qualidades referentes a cada estação do ano. É como uma “dança”, há o passo do crescer, o passo do amadurecer, o passo do colher, e todos têm de ser dados no momento certo. Quanto a nós, só seremos bons dançarinos, se nesta dança entrarmos e adaptarmos a ela.
Uma das frutas, que enfeitam muitas árvores em Portugal, é AMEIXA.
Redondas ou ovais, de varias cores, doces ou menos doces, maiores ou mais pequenas.
Elas trazem uma informação, que é necessária nesta altura do ano, nesta altura que precede a chegada do calor, do verão.
Uma das principais mensagens da ameixa é: “vou limpar o teu intestino”.
Ninguém tem desculpa, para andar com os intestinos cheios, a sofrer de obstipação, “enfezados”, porque chegou, a “limpadora” dos intestinos. Limpa o intestino da criança, da grávida, do idoso, todos beneficiam com ela.
Devem ser comidas maduras, e preferencialmente com a pele.
E que mais faz ela?
- Ajuda a perder peso: a fibra solúvel das ameixas, incham no estômago formando um gel, que retarda o esvaziamento gástrico e a taxa de absorção de carbo-hidratos, produzindo uma sensação de saciedade.
- São antioxidantes: aqui está uma daquelas qualidades que nos dias de hoje, mais se precisa. Estamos todos oxidados, temos de ingerir alimentos que nos anti-oxidem, que nos deixem a “brilhar”. Graças a sua pro-vitamina A (mais abundante nas ameixas vermelhas), e vitamina E, tão importante para a estabilidade das células e da fertilidade.
- É rica em antocianinas, que lhe dá a cor, e que é um antioxidante e anti-séptico, ideal para combater infecções e os efeitos nocivos dos chamados “radicais livres”.
- São ricas em potássio. Para quem retêm líquidos, faz edemas, ou toma diuréticos, aqui está um alimento a introduzir.
- As ameixas tem grande percentagem de água, potássio, e ácido málico (urina alcalina), tem um efeito benéfico em caso de hiperuricemia, de gota, hipertensão ou outras doenças associadas com a retenção de líquidos.
Contribuem positivamente na pedra do rim, mas somente se estas pedras forem causadas por ácido úrico. Se as pedras no rim forem causadas por compostos de oxalatos de cálcio, agrava a situação, deixando a pessoa pior.

Todas as indicações acima referidas fazem parte de um medicamento que a Natureza criou, para nos equilibrar, para sermos mais saudáveis, resta-nos as ingerirmos para sentirmos os seus efeitos



Sem comentários:

Enviar um comentário