Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

sábado, 22 de janeiro de 2011

CENOURA

Cenoura – uma Heroína Nutricional.

Nota: as recomendações dadas não subtituem uma consulta médica.
Não tenho mais desculpa. Pois é, tenho andado a portar-me mal. De manhã, corto umas tangerinas ou umas laranjas e faço um sumo, pois é muito rápido, mas a “papa doce” acabou.
Hoje comprei muita cenoura, para beber em sumo, além daquela que como ralada nas saladas.
Sumo de 3 cenouras com 2 maçãs é uma delícia, não só para mim, como para todos os seres que me habitam.

Se eu preciso de cenouras?
Preciso eu, e todos vocês. É. Vamos lá aceitar, que este legume tem que entrar em todas as casas e em todas as barriguinhas, desde o lactante, ao bem idoso.

Riquíssima em nutrientes, obrigatória na nutrição de uma boa Saúde.

- Cenoura crua contém Betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A, muito importante para o sistema imunológico, mantendo a pele, pulmões e mucosa intestinal em ordem. Promove o crescimento de células saudáveis.
O Betacaroteno é um antioxidante muito importante como protector das doenças degenerativas. É um preventivo do cancro, e estudos indicam que pode prevenir o risco de doenças cardíacas.                      

- Os minerais presentes na cenoura ajudam no bom funcionamento do fígado. Ex: Icterícia. Proporciona uma limpeza e um efeito anti-séptico no aparelho digestivo e circulatório. Ex: ajuda no tratamento das frieiras.

- A sua ingestão aumenta a quantidade e a qualidade de leite materno.

- A cenoura é uma boa aliada da beleza da pele, cabelo e unhas.

- Tomada diariamente reduz o colesterol e a hipertensão.

- Evita infecções corporais.

- Tonifica as glândulas supra-renais, tornando-se valiosa nas doenças inflamatórias.

- Muito útil na saúde dos olhos.
Tenho tomado conhecimento de alguns adolescentes que passaram a necessitar de óculos. Penso que deviam, eles e seus pais avaliarem a alimentação e introduzirem a nossa cenoura.

Felizmente há muito mais a dizer sobre a cenoura,  mas fica algumas indicações, que acredito serem suficientes para fazerem como eu – consumi-la crua.

Quando era criança e estava constipada ou tinha tosse, lembro-me da minha mãe fazer um delicioso xarope.
 Colocava rodelas de cenoura e por cima açúcar amarelo, deixava ficar 24 horas e depois aqui a gulosa bebia às colheradas.

Hoje prefiro assim:
Colocar numa taça de vidro, rodelas de cenoura, um pouco de mel em cima, agrião e novamente mel.
 Deixar 24 horas, e beber algumas colheres durante o dia.
Atenção que este xarope tem de estar em lugar frio ou no frigorífico, pois a duração dele é pequena. O ideal é fazer em pequenas quantidades e repetir mais vezes

Convenci-vos???? espero que sim...



1 comentário:

  1. Olá!

    Nossa, que cenouras lindas.
    Como estas só vejo na santa terrinha.

    Ao que leio, tenho me portado muito bem, pois consumo muita cenoura, todos os dias acrescento a cenoura ao comer.
    E a sopa da Daniela, coloco vez sim, vez não.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar