Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cura pela Água



Hidroterapia


 É uma terapia que tem como recurso essencialmente a água.



A moça da foto é a minha filha.

Eu também recebi este duche maravilhoso, mas como sou timida, não coloco  a minha foto.
A filha diferente da mãe não se incomoda com o facto.

Esta foto foi tirada, na praia fluvial de Foia.
Idanha-a-Nova - Portugal.



O camponês Priessnitz  e o Abade sebastian Kneipp recorriam à água nos seus tratamentos. O primeiro curou-se a si mesmo de uma doença que o ameaçava deixar enfermo por toda a vida, o segundo curou-se de tuberculose.
Outros os seguiram, como Manuel Lezaeta, que considerava a água "um agente de Saúde".

Como actua a água?
A água actua atravez de estímulos térmicos, mecânicos, por reacção e por reflexo.
Quando tomamos uma banho, com a água à temperatura do nosso corpo – entre 35º e 37º, a água tem um efeito neutro, quase nulo, sobre nós.
Se fizermos uma aplicação quente, aumentamos a temperatura do corpo. No local da aplicação vai haver um aumento da quantidade de sangue e uma diminuição deste, nos órgãos internos, o que influi favoravelmente o coração, os pulmões, o fígado, os rins e o sistema parassimpático. O calor húmido tem uma acção em profundidade, aliviando os espasmos e a dor.
 A água fria, é chamada de viva, porque provoca uma reacção activa do organismo, que ao frio responde imediatamente com um afluxo de sangue e de calor.
Ex: quando termino o meu duche, faço sempre (ou quase sempre) uma passagem de agua fria rápida, começando de baixo para cima, mesmo nestes dias de inverno, como o de hoje. A reacção que tenho é quente.
Os capilares superficiais ao primeiro impacto, contraem-se com uma aplicação fria, para logo de seguida surgir a segunda reacção: os vasos dilatam-se, a circulação aumenta, a pele torna-se rosada ou ligeiramente avermelhada, surgindo uma sensação de calor.
Por isso, Priessnitz disse:
“ Não é o frio que cura, mas sim o calor que á activado no corpo em contacto com agua fria”
Padre Tadeo, acrescentou:
"Nunca pode fazer-se nada melhor a um doente do que uma fricção de água fria"
O Estimulo da água por reflexo.
As zonas de reflexo são áreas de correspondência, nas quais se pode usar massagem, acupunctura, acupressão e técnicas de hidroterapia.
Ex: Na dor de cabeça, pode-se enrolar uma toalha molhada fria ás pernas, da zona do tornozelo ao joelho.Deixar estar o maximo possivel. Também podemos fazer duches frios aos pés, ou chapinhar sobre água fria.
A intenção é desviar o excesso de sangue( e não só) da cabeça e deste modo aliviar a dor, por zonas de reflexo.
Muito mais há para dizer, mas por hoje a parte teórica fica aqui.
Deixo-vos a técnica da “toalha”
- Mergulha-se uma toalha turca em água fria, escorrendo bem.
- Passa-se a toalha por todo o corpo, começando pelos pés (plantas), pernas, costas, barriga, pescoço.
Incida nas zonas de celulite e flacidez.
A passagem deve ser rápida, vai-se virando a toalha, podendo voltar a molhá-lha de forma a estar sempre fria. Esta aplicação deve ser feita com o corpo quente, de preferência pela manhã, num ambiente quente e sem corrente de ar. Não se deve limpar de seguida, mas antes vestir-se ( ex:robe), ou voltar para a cama durante 10 minutos.

Esta técnica, muito simples e natural reactiva de modo fantástico a circulação, desintoxica e acelera o processo auto-curativo.

Desafio: vamos fazer esta técnica durante uma ou duas semanas, e analisar os resultados? Quem fizer e quiser contar a sua história, me envie que eu a colocarei aqui.

3 comentários:

  1. Olá!

    Adoro água e para mim serve de cura para quase tudo.

    Sempre que estou indisposta por qualquer motivo, tomo um bom duche e fico logo mais relaxada.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. A praia da Fróia fica em Proença-a-Nova, não em Idanha-a-Nova. Foi uma grande ofensa. Temos a sua foto, vamos apanhá-la este Verão. Inté!

    ResponderEliminar