Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Na Horta...

Ontem, domingo, acordei com o meu amigo a entrar pela janela do meu quarto.
 O SOL.
Nestes dias, com temperaturas baixas, mas com céu azul e o sol a brilhar, apetece-me sempre ir para a rua.
E fui. Fui para a Horta. Desde de ontem que voltei a ter horta.

Vivo a 30 km de Lisboa, perto da cidade de Alverca, numa casa em que a parte da frente ficou em terra, para fazer um jardim, colocar umas flores e relva.
 Relva? Pensei eu, não serve para nada. E se eu fizesse uma horta? Então à anos que eu ando nisto, ora é só jardim, ora vira horta com jardim à mistura.

Na maior parte das vezes, fica como mostra a imagem, nem uma coisa nem outra.

Mas enchi-me de vontade de virar "horteira", e fui plantar alfaces, broculos, couve galega e couve portuguesa.
Sim, porque é uma vergonha, eu ter terra para plantar umas couvitas para o meu suco verde e ter de pedir à vizinha.
As couves galegas duram todo o ano, vamos tirando folhas e elas vão crescendo.








Aqui estão as minhas alfaces plantadas.




Tive que arrancar a erva, depois cavar, abrir rego, colocar as plantas, tapar e informar que o objectivo delas terá de ser crescer, para um dia fazerem parte de mim.
Acredito que elas me ouviram.






É uma couve plantada.
Porque tem tanta erva em volta?
Os meus vizinhos limpam a terra, tiram toda a erva e plantam, ficando somente a plantinha.
Mas eu andei por este mundo da internet e tive a ler alguma coisa sobre permacultura. Eles recomendam tapar a terra com plantas, folhas secas, etc, de forma a que a terra em volta das plantas não fique tão exposta. Por exemplo, num dia de muito calor, se a terra não tiver tapada, fica totalmente exposta ao sol, secando muito mais rapidamente, o que não acontece, se taparmos com restos de outras plantas. Eu arranquei erva daninha, depois cavei, plantei e com a erva tapei toda a area em volta das plantas.
Fiz assim,  mas quando bisbilhoto outras hortas, não vejo desta forma.
Se alguém que me está a ler fizer de outra maneira, ou conhecer algum sitio na net, que explique, que me informe, vou ficar grata.



Neste quintal também mora o Sr. Caracol.
Quem entra tem de passar por ele, para ser invadido pela energia " sorria e vá devagar".




Um bom tratamento para a depressão, é mexer a terra, se for com sol ainda melhor. Fabrica-se vitamina D (muito importante), faz-se exercicio ( cavar é um excelente exercicio, gratis e com beneficios futuros)e aprende-se o plantio. Aprende-se que há um tempo para plantar, há um tempo para esperar que cresça, depois o tempo de receber. É como na vida, não plantamos hoje e colhemos amanhã, temos de esperar com a certeza de que vai crescer.

Desejo-vos muitas plantações, em muitas áreas da vossa vida...

2 comentários:

  1. Uma boa decisão!Espero que as tuas culturas corram muito bem :-D

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Ó!!
    Moras perto de mim :)
    Quer dizer ... assim assim :))

    Fizeste muito bem em fazer uma horta, distrai e ficas prevenida de algumas verdurinhas.

    Meus sogros tem muitas hortas e realmente não tapam a terra como fizeste.
    Eles limpam o sítio do plantio e só à volta fica com as ervas, sempre com o cuidado de não deixar as ervas tomarem conta da plantação, as ervas dão riqueza à terra para plantar, mas depois de semeado, tira a força da plantação.
    Meus sogros regam as couves todos os dias de verão, pela manhã ou ao fim do dia e de inverno, sempre que notem a terra pouco húmida.

    Adorei os caracóis :)

    ResponderEliminar