Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nutrição Cutânea

Por tudo o que tenho lido, aprendido e reflectido, chego à conclusão de que, não há doente com boa digestão, assim como não há doente com bom funcionamento da sua pele.
Uma pele fria, sem cor, anémica é sempre sinal de que as mucosas intestinais estão inflamadas.
No livro mais antigo de Medicina, (o livro do imperador Amarelo), é dito: “o baço é o celeiro oficial de onde os cinco sabores derivam”, ou seja o baço é o responsável por todo o processo digestivo, pois a partir dos alimentos e dos líquidos ingeridos, extrai o necessário para a formação da energia e do sangue, distribuindo-os para todas as partes do organismo e em particular para os membros. Por isso se diz quando o baço está deficiente (não exerce perfeitamente todo o seu trabalho digestivo, havendo fermentações, diarreias, etc..) os pés e as mãos ficam frios e sem força.
Conclui-se que, se você tem sempre as mãos e pés frios, pele branca, então têm inflamações no aparelho digestivo, o qual não executa a sua função devido a uma deficiência do baço.

O nosso corpo possui duas membranas: a pele que nos protege do ambiente que nos rodeia, e as mucosas que forram as cavidades interiores do organismo, desde a boca, nariz, olhos, ouvidos e até ânus.
A pele e as mucosas possuem inumeráveis orificiozinhos - os poros.
Por meio destes poros, a pele absorve substâncias úteis e expulsa matéria prejudicial ao corpo (toxinas), dá-se atravez da transpiração e da exalação.

A pele (assim como os pulmões e o aparelho digestivo), tanto é órgão de nutrição como de eliminação, tem o papel de segundo pulmão e segundo rim.
Por isso não se deve usar roupas apertadas, colarinhos justos, camisola interior colada à pele, etc., de forma a manter-se o constante contacto com a atmosfera, pois o excesso de agasalhos debilita a actividade da pele e diminui a sua capacidade sanguínea, congestionando o sangue no interior do corpo.
É muito importante que tomemos consciência de que a pele se debilita por excesso de abafo. Pelo contrário a pele fortifica-se entrando em conflito diário com o frio do ar ou da água e mediante exercícios corporais.
O Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, comentador político e professor, toma banho no mar diariamente, diz ser a forma pela qual mantém sua Saúde e toda a sua agilidade física e psicológica.
Já que não é possível, realizar o ideal de andar nu (penso que não conseguia) ativemos diariamente as funções na nossa pele, despertando a sua actividade com o Ar fresco, a Água fria, a Luz e o Sol.

 Porque temos de activar a pele?
A não activação da pele, leva a que o organismo não consiga expulsar toxinas pelos seus poros, ficando estas normalmente nas mucosas, provocando pela sua acção ácida, reacções inflamatórias em vários órgãos internos.
Compreende-se, então, que para aliviar os órgãos internos e importantes do nosso corpo, o caminho mais lógico, seguro e Natural, aquele que a Mãe Natureza programou, é activar a pele, derivando para ela a congestão das impurezas do seu interior, o que se consegue estimulando atravez do frio, do ar, da água, a fim de obter reacções térmicas.
Muitas vezes, a pele está super-activada, como é o caso dos eczemas. Sabe-se que, se numa pessoa com asma, surgir um eczema, a asma vai embora, ou seja o Pulmão vai eliminar pela pele.
Mas, ao surgir, primariamente um eczema, se a pessoa o eliminar muito rapidamente, atravez do uso de corticosteroides, não permitindo a eliminação de toxinas pela pele, pode ir buscar um quadro de asma, que não é mais do que a mesma eliminação, mas desta vez pela mucosa pulmonar.

Muitas pessoas vivem afastadas do Ar fresco, principalmente de inverno, temendo o frio.
É engraçado verificar, que são exactamente as pessoas que temem o frio, as que mais sofrem de constipações (resfriados) crónicas.
Com o Ar viciado dos aquecimentos de inverno, o corpo sobrecarrega-se de impurezas, e o sangue não bem-oxigenado vai trazer défice no sistema imunitário, trazendo as tão indesejáveis “gripes”.

Através da pele alimentamo-nos de Vitamina D. A vitamina da longevidade, uma vitamina presente em vários processos do organismo, levando a Homeostase, a um equilíbrio interno de todas as funções do corpo. Está considerada um potente modelador das células de defesa, portanto digamos que precisamos de um banho de sol diário (uma forma de nutrição) para podermos ficar com mais defesas corporais. Esta Luz, esta luminosidade além de nos tornar mais saudáveis, também nos deixa mais felizes.

Acho que falei muito, mas quero concluir, repetindo que é muito importante, permitir que a nossa Pele seja uma fonte de nutrição. Quando tomamos banho de Rio, de Mar, de Ar frio, de Sol, a Mãe Terra dá-nos uma nutrição em forma de informação não-verbal, uma informação-nutrição que não passa pela nossa mente, mas é sentida pela nossa Alma.

3 comentários: