Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Nutrição Intestinal


“O estômago é a oficina onde se constrói a Saúde e a Vida” Cervantes

Esta, é o tipo de alimentação, que o Homem dá mais atenção e pensa necessitar em maior quantidade.
Quantos de nós fomos educados a comer tudo o que estava no prato, quase fomos acusados de pecadores, porque muitas crianças querem comer e não tem e nós temos e estamos a desperdiçar.
Mas é muito importante perceber que não nos alimentamos com o que comemos, mas com o que digerimos. Podemos comer muitos e bons alimentos mas se não os digerirmos perfeitamente, em lugar de nos nutrirem, envenenam-nos.
Esta Nutrição intestinal dá-se pela transformação dos alimentos que ingerimos, ao longo do aparelho digestivo, por um processo fermenticio, a que se dá o nome de Digestão.

O que significa “ter má digestão?”
A má digestão pode apresentar-se de duas formas; por uma má elaboração (transformação dos alimentos em nutrientes); ou por uma má eliminação.
Trocando em miúdos, isto quer dizer: você come e a transformação dos alimentos no estômago dá-se sem incómodos, mas tem prisão de ventre, suas fezes ficam no ventre por mais de 24 horas, OU, pelo contrário, os alimentos chegam ao seu estômago e você arrota, tem gases, acidez, azia, peso e dilatação abdominal, mas a evacuação das fezes faz-se normal ou seja de 8 a 10 horas.

Nem sempre o raciocínio, a lógica e a razão são mais sábios que o instinto. Se colocarmos uma vaca, um burro, num prado cheio das mais variadas plantas, eles sabem o que comer. Infelizmente o homem perdeu este tipo de sabedoria instintiva. Diariamente somos invadidos com publicidade de “alimentos” com fórmulas enriquecidas, que fazem maravilhas nos ossos, no crescimento, no excesso de colesterol, na glicemia, e ultimamente até um, que diz que fruta vem em frascos. Penso que cada um de nós, tem que parar e pensar, tomar responsabilidade e não ir em conversas, em que o único objectivo é o lucro.
Temos que respeitar o nosso corpo, ele é um Templo, um lugar onde a sua Alma, o seu Eu, o seu Espírito habita. Se a sua mucosa intestinal, não estiver saudável (isto devido à ingestão de alimentos que não são naturais para ela), você pode sofrer de um défice de serotonina, o que o leva a não ser Feliz.
O não cuidarmos adequadamente do nosso corpo, talvez seja bem mais grave, do que pensamos, pois não é somente a parte física que sofre, que adoece, como também a psicológica e a espiritual, lembre-se que:
" Somos e pensamos em função do que temos de bactérias em nosso intestino”
Se você estiver doente, vai ter muita dificuldade em se Re-ligar com o seu Eu, e viver o seu projecto de Vida."


A nossa Alma vive num “aparelho digestivo com membros, e é no ventre que se elabora a Saúde e se origina a doença”, tudo parte deste centro.

Esqueça o comer, comece a alimentar-se, a nutrir-se…

Sem comentários:

Enviar um comentário