Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PEPINO

Assim como o magico tira coelhos e pombas da cartola, eu tiro legumes da minha horta. Também é magia. É a magia do crescer.
Há dias que olho e sinto que este crescimento das coisas é normal. Mas noutros dias, devo estar noutra dimensão, e sinto-o como milagre, e fico grata, muito grata. Não só pelo crescimento, mas por poder observar e absorver toda essa comunicação que a Mãe Terra faz connosco.
Hoje vou dar importância ao Pepino.

Planta da família das cucurbitáceas, rica em Vitamina A e C e em minerais orgânicos como potássio, fósforo, enxofre. Com princípios catalíticos (da família da insulina).
O pepino devido à sua grande percentagem de água vital é uma bebida excelente.
No Brasil, é usado no suco de clorofila ou como muitos o preferem chamar de suco da Luz do Sol.

Mas, hoje não sou só eu que decidi falar de Pepino.
As notícias do jornal Sol, publicaram, que morreram 3 pessoas e 600 ficaram infectadas devido a pepinos vindos de Espanha. O surto infeccioso foi causado por uma variante da bactéria Escherichia coli.
 Culpa do pepino?
Claro que não. Culpa da forma de produção, culpa da alteração genética das sementes, da falta de higienização, de um conjunto de condições ( que ainda não foram devidamente explicadas) que levou a este surto.
O Homem decidiu passar um “atestado de burrice à Natureza”, e está alterando tudo, mas somente está se olhando ao espelho.
A humanidade está com stress, está com medo, mas acredito, e acreditem, é passageiro. Um dia destes acordamos, e percebemos que temos tudo, que somos tudo, enquanto isso não acontece, vamos dando voltas e continuando a sonhar.

Noticias como esta, fazem-me pensar que é urgente voltar às origens. O paradigma actual tem de mudar. Alimentação do Homem não está em prateleiras de supermercado, está na Terra e no respeito por ela. É neste reencontro que eu acredito que surgirá uma nova Humanidade.

O pepino é indicado:
 - Na diabetes, artrite, gota, reumatismo, icterícia, afecções duodenais e respiratórias, colibacilose, menopausa, nas inflamações das mucosas, alergias, impigens ( em aplicações externas, e tomas internas). É um óptimo tónico para o fígado, vesícula e rins.
Pelo seu alto teor de enxofre, é essencial para a pele, cabelos e unhas.

Devemos sempre escolher os alimentos da época, e nesta altura por terras de Portugal, abundam pepinos, estes que são calmantes, refrescantes, mineralizantes e estimulantes.
Não deixem de os saborear…

5 comentários:

  1. Olá Higeia!

    Cada vez acredito mais que nada nesta vida é por acontece por acaso.
    Quando vi a noticia na televisão sobre os legumes contaminados, fiquei preocupada, mas francamente pensei que se devia a adubos ou qualquer coisa no género.
    Agora com o seu post compreendi o porquê.

    Tomei a liberdade de lhe encaminhar um mail do meu filho que está no Peru com uma pequena explicação.
    Ele sempre foi contra os alimentos modificados geneticamente. E agora tem a oportunidade de "combater" isso.

    Quanto ao meu post foi totalmente sincero, tenho pena se o seu blog não for lido por muitas pessoas.
    Eu sei que não devo fazer juízos de valor, mas quando vejo blogs com muitos comentarios sobre coisas tão...
    Mais uma vez lhe agradeço toda a informação que publica, de outra maneira se calhar nunca me chegaria.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Carissimos, o problema dos pepinos é uma bactéria: escherichia coli (EHEC). Nao tem nada a ver com alterações genéticas.
    Não manipulem a informação.Sou adepto da agricultura biológica, engenheiro do ambiente, mas fundamentalismos nao trazem nada de bom na defesa dos ideais

    ResponderEliminar
  3. E já agora, para completar a informação, fica aqui um link com informação de porque se pode encontrar E.Coli em culturas biológicas (porque usa o estrume como fertilizante) - http://cibpt.files.wordpress.com/2010/01/relusda2009-potencialagribiologicacomenggenetica.pdf

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Rodrigo pelo comentário.
    Tenho de concordar consigo, penso que ao ouvir a notícia, fui um pouco reactiva, fundamentalista. Recebemos diariamente informações sobre alterações genéticas, esterilidade das sementes, o monopólio da Monsanto, tantas alterações ao Natural, que quando surgem estas noticias, não as avaliamos devidamente.
    Higeia

    ResponderEliminar
  5. Estou a comentar como anónimo, porque não o consigo fazer de outra forma.
    Higeia

    ResponderEliminar