Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Hoje… Não Compre Nada

Esta sexta-feira, dia 25 de Novembro de 2011, foi escolhida para ser um “Dia Sem Compras”.
Esta ideia não agradará aos comerciantes, mas vejamos que grande parte do consumo, é feito nas grandes Superfícies, canalizando todo o lucro para os mesmos, por isso o objectivo desta paragem é a REFLEXÃO SOBRE O CONSUMO.
Vivemos numa sociedade onde a solução é comprar (há quem fale em vicio) e consumir, no entanto os actuais padrões de consumo são insustentáveis do ponto vista ambiental e injustos socialmente.
A realidade é que o consumo desmedido não nos traz Felicidade, não nos traz estabilidade económica (vejamos a situação actual), além disso desequilibra o planeta.

Nos últimos tempos, tenho pensado nisto, no exagero que consumimos. Quando minha filha era pequena, comprei-lhe muitos brinquedos, se fosse hoje, não sei se compraria metade.
Comecei por perceber que a nossa alimentação vem da terra e não das prateleiras do supermercado, então prefiro sempre comprar nas feiras locais e principalmente ás pessoas que são produtoras ( as outras que me desculpem). Se a escolha dos compradores incidisse sobre estes pequenos agricultores, mais iriam aparecer, o desemprego iria diminuir, e a compra ao estrangeiro também era menor.
A roupa é outra das ofertas criadas para o consumo, não que a roupa não seja necessária, mas comprar todos os anos, sem necessidade? Passou de moda? As calças usavam-se largas em baixo, agora usam-se justas? Aperte-as. Foi o que eu fiz com as da minha filha, pois quanto a mim, tanto uso umas como outras. Uma ideia para ficar com a sua roupa velha e transforma-la é aplicar-lhes coisas, como botões, tiras de tecido, bordar, etc, tipo a roupa da marca “desigual”. Na semana passada entrei numa loja destas, só para me inspirar, depois é “criar do velho, e virar novo”, e ficarmos até envaidecidas, pois fizemos papel de estilista. Alguém já pensou nisto?
Estas são algumas das minhas ideias sobre como controlar o consumo, mas um dia destes, faço uma lista detalhada do que faço, e olhem que felizmente não é por uma questão de necessidade, mas por uma visão pessoal sobre o consumo equilibrado.

Hoje…eu não compro…e você?

Sem comentários:

Enviar um comentário