Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quanto vamos viver?

Foi publicado no New York Times a história de Li CHING YUN, o homem da foto acima.
E quem foi Li Ching ?
Foi um homem chinês que nasceu na região de Kaihslen, província chinesa de Szechwan.
Mas o que teve de diferente este Mestre Taoista?
A história diz que ele viveu 256 anos.
Será?
Bem, o Professor Wu Chung-chiem, chefe do departamento de Educação da Universidade Minkuo diz ter encontrado registos mostrando que ele tinha nascido em 1677 e faleceu em 1933. Foi congratulado no seu aniversário de 150 anos e no de 200 anos.
Fontes dizem que ele foi mestre taoista, Herbalista e praticante de Chi Kung, assim como professor de artes marciais.
Enterrou 23 esposas e teve 180 descendentes.
Não se conhece muito sobre a sua infância e juventude, mas sabe-se que nasceu e morreu na mesma província, que foi alfabetizado até aos 10 anos e que viajou nas redondezas da china para colectar ervas.

A foto acima é a mais conhecida de Li, datada de 1927 tirada na sua visita ao amigo  general Yang Sem, na província de Sichuan. Yang Sem estava muito interessado no segredo de Li, já que este, apesar da extrema idade, aparentava juventude e vigor.
A foto mostra Li na idade de 250 anos.

Qual era o segredo de Li?
Parece que esta pergunta foi lhe feita, à qual ele respondeu:
Manter o coração calmo
Sentar como uma tartaruga
Andar vigorosamente como um pombo
E dormir como um cão.

Em 1920 foi-lhe feita uma entrevista e publicada nos anos de 1950 na revista Domestic and Foreign Magazine:
Li disse: “ penso que a razão pela qual eu vivi tanto tempo e ainda estou perpetuamente saudável é porque nada me irrita desde os meus 40 anos. Por isso meu coração é calmo, sempre saudável e feliz.
Além disso, Li ingeria diariamente na sua dieta três ervas: Ginseng, Fruta Goji e Centelha asiática.
Alguns dizem que sua dieta era estritamente vegetariana, consumindo predominantemente plantas e frutas sivestres. Diz-se também que há evidência de que comia peixe com regularidade e ocasionalmente carne (duas vezes por não). Outras fontes defendem que sua dieta era fundamentalmente arroz e do vinho feito desse cereal. Todas as fontes apoiam que consumia Ginseng, pensa-se que em forma de chá.
As bagas Goji eram comidas cruas, assim como a Gotu Kola, que era ingerida em salada ou em chá.

Segundo relatos do mestre Tai Chi Chuan Da Liu, que foi discípulo de Li, o nosso longevo conheceu um eremita muito velho que vivia numa montanha. Foi esse ancião que lhe deu recomendações sobre alimentação e o uso de ervas medicinais, assim como lhe ensinou praticas de respiração e movimentos coordenados com sons (Chi Kung).
Este eremita, (segundo uma entrevista de Li datada de 1920), diz não aparentar ser um homem “sobrenatural”, mas o velho conseguia dar passos enormes, como se voasse no ar. Por mais que Li tentasse, não conseguia acompanhar o ancião. Por isso pediu a ele que lhe ensinasse seus segredos.
Segundo o relato de Li, a única coisa que o eremita fez foi lhe entregar algumas frutas silvestres ( as gojis) e lhe disse que era  a única coisa que comia. A partir de então, Li passou a comer 15 gramas de gojis todos os dias e por causa disso se tornou saudável e ágil. Segundo ele a dieta possibilitava que andasse 50 Km sem que se cansasse.

Tirem as vossas conclusões…

Sem comentários:

Enviar um comentário