Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tratamento Natural da Lombalgia

imagem retirada da net

Lombalgia, como o seu nome indica é uma dor no lombo, ou seja na região lombar inferior. A dor pode irradiar para as nádegas ou pernas, normalmente atinge mais um lado que outro.
Pode ser um problema agudo, que surge num determinado momento, com muita intensidade, mas passa em poucos dias, ou ser um problema crónico, que existe continuamente.
É uma dor universal, quase todas as pessoas têm ou tiveram alguma vez.

As causas podem ser muito variadas, acredito que uma lombalgia não surja devido a um único factor, mas sim a um conjunto de condições propícias para que tal estado ocorra.
Mas se há dor, há bloqueio físico, energético, ou estase sanguínea. Em Medicina Chinesa, uma das causas pode ser um vazio da energia do rim. Este vazio existe principalmente nas lombalgias crónicas, podendo haver junto com a dor, fragilidade nos joelhos.
Acho importante em qualquer tipo de lombalgia, verificar o aparelho digestivo. Se há flatulência (gases), prisão de ventre ou diarreia.
Dar atenção a situações de stress, medo, estas emoções gastam as supra-renais, podendo originar dor.

Mas o que é a dor?
A dor é sempre um grito da Natureza. Não podemos vê-la como inimiga, a dor é uma das defesas que o organismo tem, para pedir ajuda.
Por meio da dor, a defesa orgânica indica-nos o perigo de alguma anormalidade, que sem esse aviso (sem essa dor) seria descuidada, com prejuízo para a Saúde e para a Vida. Então não deve ir contra a dor de qualquer forma, procure entende-la. Ajude o seu corpo.
A primeira coisa a perceber, é que praticamente todas as doenças, tenham elas o nome que tiverem, são processos inflamatórios. Então há que controlar essa inflamação.

A primeira acção deve ser: “que o teu alimento seja o teu medicamento”.
Durante o tempo de duração da dor, vamos comer unicamente fruta, vegetais crus e cozidos (mal), sumos de fruta, algum peixe, de preferência gordo. Vamos beber leites vegetais, como o de linhaça, amêndoa, sementes de sésamo (gergelim).
Temos que desintoxicar, para o corpo poder desinflamar. Fazer alguns dias a fruta e salada é uma excelente opção.

Segunda acção: “em qualquer tratamento, primeiro não fazer mal”
Para mim, a melhor opção de tratamento passa sempre por uma abordagem, o mais Natural possível. Sei que acupunctura, junto com fitoterapia chinesa dá excelentes resultados. A osteopatia com suas técnicas de manipulação, serão com toda a certeza uma grande ajuda.


Mas, para os que querem se tratar sozinhos, seguem algumas indicações:


COLOCYNTHIS – HOMACCORD 
São gotas Homeopáticas, direcionadas para a Lombalgia.
Tomar 15 gotas num pouco de água, 3 a 5 vezes ao dia, afastado das refeições.
Ou tomar de acordo com o fabricante.


A Natureza deu e o Homem descobriu, que existem plantas anti-inflamatorias, que aliviam a dor, sendo tão eficazes como os AINE (anti-inflamatórios não esteroides) e sem os efeitos secundários destes.
Um estudo confirmou que o Harpagophytum procumbens e o Salix alba, são 2 plantas a serem usadas, por quem sofre de Lombalgia.

HARPAGOPHYTUM  (garra do diabo) – tomar de acordo com o fabricante, mas numa dose de 50MG por dia. Pode ser em solução liquida ou em cápsulas.


SALIX Alba (salgueiro branco) – tomar na ordem de 240MG diários ou segundo indicação do fabricante. Pode ser em solução liquida ou em cápsulas.


GENGIBRE
Podemos sempre controlar a dor com aplicações locais.
Leva-se ao lume um tacho com uma mistura (papa) de gengibre em pó (compra-se em saquinhos) com água, para aquecer.
Aplica-se na zona dolorosa, verificando a temperatura para não queimar, por cima uma toalhinha turca molhada em água quente, por cima um saco (botija) de água quente. Tapa-se tudo. Deixe ficar até conseguir, de 30 a 60 minutos. No local da aplicação, a pele vai ficar vermelha e quente.
Deve fazer esta aplicação a um ritmo diário, e de preferência á noite, de forma a não apanhar correntes de ar.

Durante o dia, pode aplicar um emplastro que de certa forma alivia a sintomatologia.
Gosto, essencialmente deste, visto ter Pimenta de Caiena, útil neste tipo de dor.
Vende-se em farmacias e parafarmacias.



Acredito, que se seguir as orientações dadas acima, vai obter melhoras de certeza absoluta.
Se voçê estiver do lado do corpo, e não contra o corpo, ele sente a sua ajuda e corresponde-lhe, é simplesmente disso que ele precisa.


Nota: O conteúdo deste blogue, é meramente informativo, não me responsabilizando por qualquer iniciativa que seja tomada atravéz dele. Consulte sempre o seu médico.

1 comentário: