Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Minha Agenda

imagem retirada da net
Hoje é Segunda - feira, inicio de semana, de mais um ciclo dentro de tantos outros.
 É o dia escolhido para iniciar qualquer coisa.
Na maioria das vezes, faço um mapa mental daquilo que pretendo nessa semana, noutras chego mesmo a faze-lo por escrito, criando uma folha com horários, onde:
- Planejo as minhas refeições e da minha família, de forma a comprar o que necessito.
- Escrevo tarefas como: pagamentos e restantes burocracias.
- Faço uma descrição das minhas emoções e estados interiores de Consciência.

Tento permanecer na vivencia do Agora.
Se eu estou a escrever este poste, estou unicamente a escreve-lo. Não devo estar a escrever e a pensar que tenho que ir ás compras, o que vou fazer para o almoço, etc.


Mas… não tem sido simples.

Então, criei uma folha, onde refiro de hora a hora, o estado de alma, se estou Presente, se não porquê, o que me afastou, etc.,esta folha ajuda-me a ser decisiva no que quero.
Tudo é uma questão de aprendizagem.
E somos nós, que escolhemos as disciplinas a frequentar, onde a minha folhinha tem o papel de me orientar, no tempo despendido a cada uma.
Imaginemos, que chego a casa e ligo a TV na hora das notícias, o que será que vou escrever na minha folha, sobre as emoções dessa hora? Não vão ser boas.
Que conclusão tiro com isso?
Que não devo de ver, pois criam estados negativos dentro de mim.

Não me estou a policiar, só não quero viver “uma esquizofrenia”, não quero ser bifurcada, no sentido de acreditar e defender uma coisa, e literalmente viver outra.
É importante lembrar que todas as agendas que possamos criar, têm o simples papel de orientar. Pois são só agendas, são só orientações, que podem ser alteradas sempre que se necessite ou que achemos melhor.
A qualquer momento, podemos mudar o momento e decidir viver esse mesmo momento, pois ele nunca mais se repete.

Uma pequena história:
“Ao prosseguirem então no caminho, ele (Jesus) entrou em certa aldeia.
 Ali, certa mulher, de nome Marta recebeu-o como hóspede em sua casa. Esta mulher tinha uma irmã, chamada Maria, a qual, porém, se assentara aos pés do Senhor e escutava a palavra dele.
Marta, por seu lado, estava desatenta por cuidar de muitos deveres. Ela chegou assim perto e disse: “Senhor, não te importa que minha irmã me deixe sozinha para cuidar das coisas? Diz-lhe, portanto que me venha ajudar”.
 Em resposta, o Senhor disse-lhe: " Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas. Poucas coisas porém são necessárias. Maria escolheu a boa porção…” Lucas capítulo 10, versículos 38-42.

Que escolhamos sempre Viver os momentos que são importantes...
Que escolhamos sempre Ser igual a Maria…

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá. Eu tenho estado à procura de uma agenda do género da da imagem, tipo dossier mas não consigo encontrar. Sabes se tem algum nome específico?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar