A Diverticulose é um problema de saúde, na qual o intestino projecta para fora pequenas bolsas, como mostra a figura acima.
Quando estas cavidades inflamam devido á presença de fezes, estamos perante um quadro de Diverticulite.
Muitas pessoas idosas tem divertículos no cólon, mas desconhecem, pois a grande maioria é assintomática.
Sintomas da Diverticulite (quando o divertículo inflama)
- Dores abdominais, sendo muitas vezes de surgimento rápido, localizadas na parte inferior do lado esquerdo.
- Episódeos ocasionais de febre.
- Leucocitose (aumento dos glóbulos brancos).
- Podem surgir cambrãs.
- Náuseas, azia e vómitos.
- Inchaço e sensibilidade do lado esquerdo do abdómen que alivia ao expulsar gases ou a evacuar.
-Muitas vezes tem-se a sensação de querer evacuar permanentemente.
-Fezes com sangue
Normalmente esta doença afecta pessoas maiores de 50 anos e, é favorecida pelas dietas modernas, refinadas e pobres em fibra. Esta enfermidade é rara em culturas onde se consome mais verduras, peixe, fruta e comidas ricas em fibras.
A prisão de ventre crónica é um factor importante no desenvolvimento da diverticulite.
Quando o corpo está neste estado, significa que tudo está fora de equilíbrio e a harmonia natural dos sistemas internos está comprometida. O corpo grita por ajuda, dando noites de insónia, aumentando os níveis de stress ao longo do dia.
O que fazer?
Normalmente a pessoa vai ao médico, descobre a sua doença, passa na farmácia, onde os medicamentos são oferecidos como “porto de abrigo”. A atracão pelo fácil, leva-nos quase sempre a combater o sintoma, mas além de aliviar, os medicamentos adicionam mais ácido ao corpo causando problemas de saúde em outras áreas. Para aqueles que não querem tomar fármacos e preferem uma forma Natural de controlo, deixo aqui algumas dicas.
- Não coma alimentos com sementes, como tomate e pipoca, fique longe de pratos que tenham cominhos e sementes de sésamo (gergelim). As sementes podem se alojar nos divertículos e causar inflamação.
- Não coma carne, principalmente vermelha e de porco. O peixe não provoca tanta inflamação.
- Beber bastante água. Os líquidos tornam o conteúdo do intestino húmido, o que diminui a pressão dentro do cólon, que pode ser responsável pela formação das bolsas. Tente beber 8 copos de água, ou infusões por dia.
- Exercite-se regularmente, ande, corra. Desportos com raquetes parecem beneficiar o paciente.
- Viva com tranquilidade. Quando se fala de saúde digestiva, não é só o que você come, mas Como come que é importante. Faça suas refeições sem stress, com calma, sem distracções. Não coma em pé, e se possível faça uma oração de agradecimento, ou feche simplesmente os olhos e respire fundo.
- Deve evacuar todos os dias, mas evite fazer muito esforço.
- Durante a crise, fazer jejum, ajuda a descongestionar o intestino.
- Aplicar cataplasma de argila. Pode aplicar durante o dia em situações dolorosas, ou ficar toda a noite.
- Aumentar o consumo de fibras, principalmente o farelo de aveia, mas evite o farelo de trigo, o leite e lácteos, assim como carne e fritos.
- Beba sumo com folhas verdes (o famoso suco da luz do sol). Todos os vegetais de folhas verdes são boa fonte de Vitamina K, muito útil nas pessoas com má absorção, além disso é rico em clorofila que é um desinfectante.
- Rebentos de Alfalfa. É um dos alimentos-medicamento nestas situações. A Alfalfa é muito fácil de germinar em casa e riquíssima.
- O Carvão Vegetal pode ser benéfico no ataque agudo, tomar somente dessa altura e separado de outros medicamentos.
- Beber infusão de Malva, planta rica em mucilagem, emoliente para os intestinos.
- Infusão de Hortelã-Pimenta, esta erva mentol alivia a dor, a inflamação, e combate leveduras e micróbios. Alivia cólicas e gases.
- Beba infusão de Camomila junto com Valeriana. Parece ser um otimo tratamento nas disfunções gastrointestinais como é o caso da diverticulite, basta para isso beber 3 chávenas ao dia.
- Psyllium (plantago ovata), esta planta é rica em mucilagem e conta com uma longa historia no tratamento da prisão de ventre e diverticulite.
Começar com doses pequenas, pois pode provocar diarreia. Vende-se em cápsulas.
- Aloé Vera – planta muito importante neste desequilíbrio de saúde. O gel das folhas tem efeito anti-inflamatório calmante nas paredes intestinais e importante actividade antibacteriana. Usar unicamente o gel, nunca a folha inteira e nunca o líquido amarelo, pois é um laxante potente.
Quando queremos, podemos sempre ajudar o nosso corpo a controlar qualquer patologia, e ajudar significa dar-lhe aquilo que ele precisa para executar a tarefa da Cura, confiando que a sabedoria do corpo está acima de qualquer conhecimento humano.
Gostei da matéria.Gostaria de mais informações sobre porque a carne de porco não pode ser administrada para diverticulite, pois a carne é macia e se for bem assada poderá ser ingerida após as crises em moderação.
ResponderEliminarJC
Gostei da sugestão comer coisas verdes e beber 8 copos de água, já comecei a fazer esta dica e gostei só tenho k agradecer, espero desintoxicar daqui a alguns dias.
ResponderEliminarUm abraço
gostei muito, mandem mais.
ResponderEliminarMuito bom
ResponderEliminarMuito bom
ResponderEliminarMuito obrigada!
ResponderEliminarmeu Email é: nivan.seabra@gmail.com
ResponderEliminarApós a crise a pessoa pode viver normalmente, pois o emocional buliu muito. Como me adequar a nova vida.
Muito obrigado pelo seu artigo altamente conciso e elucidante.
ResponderEliminar