Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

sábado, 1 de outubro de 2011

Chegou a rainha…Romã

Hoje, sábado é dia de mercado, e dia de me abastecer de alimentos vivos. Entre eles veio, 6 Kg de Romã.
O que eu faço, com tanta romã?
Esta pergunta também foi posta, por quem me as vendeu.
Faço Sumo.
Chegamos ao Outono, à passagem do calor para o frio, e a Mãe Natureza proporciona-nos “alimentos – medicamentos”, como este.
Não podemos ser mal agradecidos, e não aceitar, não podemos negligenciar todas estas ofertas maravilhosas que estão ao nosso dispor, e depois sentirmos uns “doentes sem ter culpa”.
Vamos lá… arregacemos as mangas… e toca abrir romãs, tirar milhares de grãozinhos de cor, bater…coar… e beber.
Acabou de fazer a sua boa acção…consigo.
Benefícios da Romã (prepare-se, porque a lista é grande)
-Remédio milenar – as propriedades medicinais da romã são conhecidas desde da antiguidade, sendo escritas no Papiro de Ebers1.
- Segundo o herbário chinês, aumenta a longevidade.
- Retarda o envelhecimento.
- É antioxidante – não deixa as nossas células ficarem enferrujadas.
-É tónica, diurética, anti-espasmódica e tenífuga.
- Pesquisas mostram que o sumo da fruta contém um antioxidante, um tipo de flavonoide muito eficiente na prevenção de problemas cardíacos, pois impede a oxidação das moléculas de LDL e previne o desenvolvimento da aterosclerose. O médico e pesquisador Michael Aviram diz que muitos pacientes – candidatos a implantes de ponte de safena, conseguiram evitar a cirurgia com o sumo da romã.
- É um antibiótico Natural, reforça a defesa imunológica defendendo-nos de doenças degenerativas.
Foi utilizada (devia de continuar a ser) no tratamento de amigdalites, faringites e outras afecções da cavidade orofaríngea.
- Rica em Vitamina A (ajuda na visão e mantém a pele bonita), Vitamina E, muita Vitamina C (fornece 40 % da dose recomendada) potássio, ácido folico (é um nutriente essencial para a manter os níveis da homocisteína reduzidos, aminoácido que se pensa estar associado ao desenvolvimento precoce de doença coronária), ferro e polifenois  que vão reduzindo os processos inflamatórios.
- Segundo um estudo publicado na Revista Clinical câncer research, o suco da romã ajuda a “combater” o cancro de próstata.
- As sementes de romã no interior dos pequenos bagos, tem propriedades fitoestrogénicas úteis na regulação de algumas alterações hormonais e nos sintomas ligados à menopausa.
- Recomendado em caso de Leucorreia (corrimento vaginal) e no combate ao vírus do herpes genital, devido à sua acção anti-microbiana.

Curiosidades:
A romã era um fruto muito importante na época da escrita bíblica.
Diz que “ deus te trouxe para uma terra boa… uma terra de trigo e de cevada, de vinhas, figueiras e romeiras… Deuteronomio 8: 7-8
Esta fruta estava ligada à reprodução e fertilidade, o Rei Salomão comparava a beleza da mulher com a forma redonda da romã ( nos dias de hoje não se gosta de mulheres redondas, mas… nem sempre foi assim).
O seu sumo vermelho era considerado o néctar dos amantes.
Já convenci alguém a beber sumo de romã?
Se, apenas uma pessoa, por ler este poste, tomar a decisão de comprar romãs, fazer seu sumo e beber, saiba que já valeu a pena ter escrito estas linhas.

1 comentário:

  1. Olá! Sou do Brasil, São Paulo, e me encantei pelos assuntos e pela forma como eles são tratados neste blog. Adorei saber mais sobre os benefícios da romã: eu e meu filhote temos tendência à amidaglite, usamos sempre chá de romã para gargarejo; o gosto amargo não é nada atraente, mas é um santo remédio, como dizia minha avó. Agora vou procurar fazer o suco, que deve ser uma delícia.

    Obrigada pela dica ultramarina!

    Tamara

    ResponderEliminar