Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conhece-te a ti mesmo

imagem copiada net
No templo de Delfos, onde Sócrates falava com os seus discípulos, estava escrita uma frase, considerada máxima para eles: “Conhece-te a ti mesmo”.
Desde esta altura até hoje, já se passaram 2400 anos, mas penso que a necessidade continua a mesma.

Já imaginaram se todas as casas tivessem escrito algures o mesmo: “Conhece-te a ti mesmo”.
Que ação teria sobre nós, e sobre o nosso comportamento?
Por vezes andamos perdidos, e esquecemo-nos que temos tudo para fazer uma Autognose, isto é, o conhecimento (gnose) real de nós mesmos.
É bem velhinho aquilo que Moisés escreveu no livro de Genesis, que o Homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, esta ideia é do conhecimento geral, mas parece não ter muito efeito na prática, parece que criamos ilusões para não aceitarmos isto, fazendo autodiagnósticos errados.
Vejamos, que ninguém é tão bom como orgulhosamente acredita, nem tão inferior quanto negativamente pensa ser.

 Na opinião de algumas escolas de pensamento, libertamo-nos da mentira, da vaidade quando nos reconhecermos como mentirosos ou vaidosos, ou seja, nós só nos libertamos com a Consciencialização dos nossos pensamentos ou atos.

Como vamos buscar a verdade sobre nós, se na maioria do tempo, estamos preocupados com a acumulação de conhecimentos, e neste grupo eu me incluo.
Às vezes pergunto-me porque estou a acumular conhecimentos, e a resposta é óbvia: “para aumentar o meu conhecimento”.
Então, eu penso se não estou a entrar numa corrida sem fim, e sem questionar o seu benefício, sem diferenciar o conhecimento da sabedoria.
Mas…claro, que o conhecimento é bom, nem que seja para concluir que não necessitava dele.

Dentro de cada um de nós está um Mundo… está um Reino…o Reino de Deus…não é igual para todos…não representa a verdade absoluta…mas é a única verdade capaz de salva-lo…e a Introspeção…a Meditação…o olhar para dentro dá acesso a esse potencial, em todos nós…
E, tudo começa ao saber quem somos…

Sem comentários:

Enviar um comentário