Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Higienismo parte II

A Medicina Convencional, ou seja aquela que está instituída no nosso sistema de Saúde explica a causa das doenças da seguinte forma: o doente é sempre uma vítima. “Ele foi atacado por um organismo nocivo – vírus, bactéria, levedura, pólen, células cancerosas, etc. – Ou eles têm um órgão ruim – fígado, rim, vesícula biliar, até mesmo o cérebro. Ou então, a vítima pode ter sido amaldiçoada por genes ruins.

Fazem crer que  a causa da doença não é a pessoa e ela não é responsável nem por criar sua própria enfermidade nem por ser capaz de faze-la ir embora. Esta irresponsabilidade institucional parece ser útil para ambas as partes: médico e paciente.
 Ao paciente não é exigido que faça nada a respeito da sua doença, excepto pagar, e ser muito obediente ao seguir as instruções do médico, se submetendo inquestionavelmente a suas drogas e cirurgias.”(1)

A Medicina Convencional raramente faz uma conexão entre as causas reais da doença, degenerativa ou infecciosa e sua cura. As causas são normalmente consideradas misteriosas: não sabemos porque o pâncreas está sendo caprichoso, não exercendo a sua função…, etc. O doente recebe compaixão, como sendo uma vítima que não contribuiu em nada para a sua condição de doente.”(1)



A medicina Higienista apresenta uma visão oposta.




 Para o naturopata, a doença não é uma ocorrência misteriosa sobre a qual você não tem controle ou entendimento. As causas das doenças são claras e simples, o doente raramente é uma vitima das circunstancias e a cura é obvia, e está dentro da competência de um doente moderadamente inteligente entende-la e ajudar a ministra-la. Na medicina Natural, a doença é uma parte do ato de viver pela qual você é responsável e perfeitamente capaz de lidar.” (1)

O que o Higienismo diz é que, se você tem asma, a culpa é sua.
Se você tem cálculos na vesícula, é culpa dos seus actos.
Uma filosofia que o responsabiliza por todas as malefeitas físicas.
 Nunca tinha pensado nisto?
 Junto com o mal vem o bem, e junto com a responsabilidade vem a fórmula para a corrigir.
O Higienismo diz que todos nós podemos melhorar a nossa saúde, mas diz que somos nós (não o medico).
Cada um tem que aprender a escolher os seus alimentos, na categoria, na qualidade e na quantidade, tem de aprender a mastigar, a digerir, a respirar, a eliminar, a dormir, a praticar exercícios físicos adequados, a manter a actividade normal de seu corpo nas funções de nutrição e eliminação que constituem a Vida.
Aprender a viver na Alegria, na Felicidade, no Espirito, na Luz...


(1) How and whwn to be your own doctor – Isabelle with Steve Solomon

2 comentários:

  1. Olá! Concordo em parte com tudo,nomeadamente em pessoas que sempre foram "saudáveis" e por força de "abusos" cometidos, começara, a ter problemas, mas ... e os problemas de saúde em crianças com pouco tempo? como podem ser os responsáveis? ...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentario.
    Achei tão pertinentes as suas observações, que resolvi fazer um poste para responder a elas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar