Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Meus primeiros passos na Homeopatia

Casamos com os filhos, e passamos a ser confidentes das sogras. Durante o primeiro ano de casada, eu e minha sogra passávamos umas boas tardes na conversa. Dai, vinham histórias, histórias dos filhos, de quando começaram andar, a falar, as traquinices e as doenças.
Em relação ao meu marido, havia uma grande história para contar. Durante toda a infância tinha sido asmático. Então contava a minha sogra: - Pensei que morria, às vezes espumava pela boca. Fui ao Dr. X e ao Dr. Y, fiz tudo para que o menino ficasse bem. Mas se não fosse aquela médica, eu não sabia o que podia ter acontecido, era cortizona, e aerossóis, um nunca mais acabar de tratamentos.

Mas quem foi aquela médica?
Nunca cheguei à conclusão se ela era médica ou farmacêutica, ou simplesmente Homeopata. Estava numa farmácia, em Lisboa, e prescrevia medicamentos homeopáticos, que na altura eram feitos no momento, nessa mesma farmácia, isto á mais de 30 anos. O que é certo, dito pela minha sogra e pelo meu marido, é que passado algum tempo da toma dos medicamentos o menino ficou outro, abandonou todos os fármacos, e as crises foram espaçando até praticamente serem inexistentes. Para eles, tinha sido a salvação. Os medicamentos Homeopaticos tinham o curado da asma.

Foi nesta altura, que chegou ao meu conhecimento a palavra Homeopatia.
Infelizmente, não existia a internet, e não pude saciar a minha curiosidade.

Mas eis que um dia, surge este livro:

Foi o meu primeiro livro, onde li a primeira vez o que era a Homeopatia.
Bem, tenho de admitir que não fiquei muito esclarecida, tive de ler e voltar a ler, mas algumas sementes ficaram, e ao crescerem aumentaram a minha fome de perceber mais.

O meu segundo livro:



Li, reli, tentei entender, perceber, ver exemplos e acredito que entendi alguma coisa. Quando frequentei o curso de Homeopatia, já levava muitas luzes, e até alguma pratica. Eu sou um pouco autodidacta, e tentei fazer uso da homeopatia, seguindo muito bem as regras, e olhem que consegui. Lembro-me de quando minha filha era bem pequena, e eu já usava glóbulos homeopáticos para descer a febre, sem recorrer ao paracetamol ou ao ibuprofeno.

Foi assim a minha chegada à Homeopatia.





1 comentário:

  1. Quando criança os remédios que tomávamos em casa era meu pai quem preparava e receitava, só Fui passar por uma consulta médica quando já tinha por volta de 12 anos, muitos dos meus colegas de turma haviam feito cirurgia de garganta. Enquanto eu, e meus irmãos nunca precisamos.
    Lá em casa, éramos tratados com a homeopatia. Meu pai aprendera com meu avô Rodrigo.
    O Rodrigo Xavier de Carvalho Cotrim na cidadezinha onde morou chamada de Cássia dos Coqueiros interior do Estado de São Paulo, boa parte de sua existência aplicava o tratamento Homeopático e muitos, o procurava e eram curados.
    O que me cativa e me fascina é pensar que meu avô já havia adquirido estes conhecimentos terapêuticos com seu pai o meu bisavô Eliziario. E por que escrevo estas palavras? Para dizer, sobre a homeopatia: resolvi ler, e estudar sobre o tema; vieram algumas questões. Seria o gênese que estava me cutucando desde o sempre para eu ir entender-me nestas congruências? Lendo sobre o iniciador e descobridor da Homeopatia o cientista espirituoso e dedicado: Samuel Hahnemann (1755 de 1843), fundador da homeopatia em 1779.
    Hahnemann torna-se médico privado Na sala interior da farmácia do seu sogro inicia as suas experiências de química, ao mesmo tempo que mantém a actividade médica. Continuou o seu trabalho em traduções, às quais acrescentou sempre anotações pessoais, que o ajudaram a ficar conhecido na Alemanha. Hahnemann escreveu que não se pode considerar que a quina cure a malária por ser amarga, mas por causar os efeitos semelhantes aos da malária se tomada por alguém saudável, o que ele experimentou. Isto dá origem ao primeiro enunciado do princípio da semelhança.
    Começou então a perceber que um remédio pode provocar as condições mórbidas de doença como curá-las, quando testado em voluntários humanos saudáveis. Mais tarde teve dois casos que ajudaram a essa sua teoria. Numa família com quatro crianças, três tiveram escarlatina e apenas uma, que estava a tomar Belladona para a artrite, escapou à infecção. Numa outra família com oito crianças, três tinham escarlatina, e Hahnemann deu às outras cinco Belladona em doses muito baixas. Nenhuma das cinco crianças ficou doente. Hahnemann volta aos seus trabalhos de tradução, apurando a sua doutrina e publicando diversos artigos em jornais. Nestes artigos expunha os absurdos e erros da medicina ortodoxa, a que eles chamava Alopatia. Durante alguns anos foi estudando diversas drogas e seus efeitos e aplicações, ficando com uma profunda compreensão da patogenesia de muitas substâncias poderosas, e utilizou-as como remédios. Nesta base construiu a arte da prática homeopática. Devido aos relatos incompletos ou inadequados dos toxicologistas, patologistas e clínicos, Hahnemann não teve opção senão testar os remédios e venenos em indivíduos saudáveis, que seriam ele, a sua família e amigos.
    Detalhe meu bisavo ELIZIARIO XAVIER DE CARVALHO COTRIM – Nasceu em 1829 e morreu em 1923. Morreu com 94 anos. O Hahnemann- faleceu em 1843, alemão, detalhe naquele tempo a comunicação era bem precária, e Eliziario tinha estudos e conhecimento e como descobrira a homeopatia? A base da Homeopatia é a harmonização do ser. Quer coisa mais urgente? Nestes tempos apocalípticos de tantos agrotóxicos e remédios e alimentos quimicamente inconsequente com a harmonização do ser?

    ResponderEliminar