Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

TRATAMENTO NATURAL OTITE

OTITE em crianças.
É uma grande dor, para as crianças e para os pais.
A maior parte das nossas crianças até aos 6 anos tem otites, principalmente se foram amamentadas durante pouco tempo.

Quando uma otite é ocasional, pode estar relacionada com algum aspecto infeccioso, mas se é recorrente, ou seja a criança faz otites várias vezes por ano, temos que pensar em alergia ou intolerância a alimentos.

Criança chega da escola, com um pouco de febre, dói-lhe o ouvido. Os pais correm para o pediatra, para obter a famosa receita (que eles já estão à espera) de antibiótico, Brufen( ibuprofeno) e Ben-u-ron(paracetamol). Quem não conhece esta historia?
Mas será que temos que administrar antibióticos aos nossos filhos, mesmo quando eles têm otite?
Bem, eu não tenho nada contra à indústria farmacológica, em muitos casos ela dá uma ajuda valiosa, mas para mim é para ser usada no topo da escada, ou seja o antibiótico somente deve ser usado como ultimo recurso.
Mas quem sou eu para falar assim? Eu talvez não tenha autoridade, não sou médica nem farmacêutica, mas isso não me impede de estudar, nem de ouvir outras opiniões. Como por exemplo, a pediatra e investigadora Tumaini Coker(1).
Ela diz que o uso de antibiótico pode não ser a melhor solução para tratar otites em crianças, devido à probabilidade de gerar efeitos secundários. Diz ainda que em 100 crianças afectadas com otites, cerca de 80 recuperariam sem tomar qualquer medicação, explica que o melhor tratamento pode passar por não administrar qualquer medicamento, uma vez que são infecções que se curam espontaneamente.
Mamãs e Papás, esta pesquisadora diz: “ os pais realmente têm que pesar os riscos e benefícios do tratamento quando a criança tem uma infecção no ouvido”.


O que pode os pais fazerem se a criança tem otites de repetição?
Podem fazer muita coisa, mas sempre no sentido de fortalecer o corpo, para prevenir ou curar sem o recurso a antibiótico.

Antes de tudo, tentar perceber se há alguma alergia ou intolerância a alimentos. Não precisa fazer nenhuma análise, somente retirar por um tempo, os lácteos, a farinha branca e a doçaria. Nada de leite e companhia, pão somente de mistura, nada de doces, bolachas, gomas, cereais pequeno-almoço (autenticas sobremesas), chocolates, etc.
Substituir por sumos naturais (feitos em casa) de fruta, por mais fruta, salada, sopa (feita se possível diariamente, nada de sopa para toda a semana, ou congelada), legumes, peixe. Fazer esta alimentação por 1 mês e verificar resultados. Depois introduzir 1 copo de leite, de 2 em 2 dias e verificar. E assim sucessivamente,  vamos verificando se algo acontece, se com a introdução de algum alimento, voltar os sintomas então há de certeza intolerância a eles.

Existem medicamentos homeopáticos, para prevenção como:

Invergriphi, são 6 tubos de grânulos. Se a criança tem até 6 anos, eu daria meio tubo 1 vez por semana, de manhã em jejum, pode-se escolher um dia como ao Domingo, e começar administrar a partir de Outubro.
A partir dos 6 anos, o tubo inteiro.
Em todos os problemas ORL.
Vende-se parafarmacias.


Engystol , em forma de comprimido, para activar o sistema imunológico.
Dar 1 comprimido, que é dissolvido na boca antes das 3 refeições ( se for complicado por causa da escola, dar antes do pequeno-almoço e antes do jantar). Vende-se parafarmacias.


Aos primeiros sintomas, ou no inicio de resfriados, ou nariz entupido (que muitas vezes causa as otites), podemos dar:
Equinacea – existe nas ervanárias em solução não alcoólica, indicada nas crianças. Dar de acordo com o fabricante.





Traumeel, em forma de comprimido, para ser dissolvido na boca. De inicio dar de 15 em 15 minutos até 2hora e depois 3 Vezes ao dia.




Para alívio, enrolar uma toalha molhada em água quente, num saco de água quente e encostar ao ouvido e parte lateral da cara.

Que mais podemos fazer?
Podemos fazer um tratamento que alivia os sintomas das doenças ORL.
1)   Sente seu filho e mande ele pôr os pés numa bacia com água até aos tornozelos bem quente, até ele suportar, durante 5 a 8 minutos. Os pés devem ficar quentes e rosados.
2)   Retire os pés da água e seque com uma toalha bem seca.
3)   Calce-lhe umas meias de algodão, que foram previamente molhadas em água fria e bem escorridas. Por cima umas grossas e secas.
4)   Deve ir imediatamente para a cama e permanecer tapado, pode dormir assim toda a noite.

Espero que algumas destas soluções, vos ajude... pela Saúde dos nossos filhos.

 

1)Publicado no Jornal de Noticias 18-11-2010
    Publicado sciencedaily de 17 de novembro


Nota: O conteúdo deste blogue é meramente informativo. Não me responsabilizando por qualquer iniciativa que seja tomada atravéz dele. Consulte sempre o seu médico.

3 comentários:

  1. Felizmente cá por casa nunca houve otites. Mas também mamaram os dois bastante, ela quase um ano e meio (até eu voltar a engravidar) e ele três anos.

    Quanto ao desodorizante, é super simples de fazer, não é?
    Depois conta o que achaste do seu uso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. boa noite!minha filha vai fazer 3 anos a cada 15 dais volta a infecçao de ouvida dela pois ela tem alergia do amoxilina clavulanato e tambem axetilcefuroxima,no mes passado gastei aproximadamente 400 reais em antibioticos,e nada de curar esse problema,gostaria de ter alguma informaçao o que devo fazer,por favor me ajude. Att,rogerio miorini email rogeriomiorini@bol.com.br

    ResponderEliminar
  3. Procure um bom homeopata e veras logo os resultados. Experiencia propria.

    ResponderEliminar