Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resposta a Comentário

A minha Leitora Elizabete fez-me este Comentário:
. "Olá! Concordo em parte com tudo, nomeadamente em pessoas que sempre foram “saudáveis” e por força de “abusos”cometidos, começara, a ter problemas, mas…e os problemas de saúde em crianças com pouco tempo? Como podem ser os responsáveis?"

Pois eu tinha dito:
“Se você tem asma, a culpa é sua.
Se você tem cálculos na vesícula, é culpa dos seus actos.
Uma filosofia que o responsabiliza por todas as malefeitas físicas”.


Quando eu disse a culpa é sua, estava-me a referir literalmente à pessoa doente, mas também à Sociedade onde esta habita.
A manutenção da Saúde é uma questão de Cultura.

Tudo na vida é um “semear para colher”, mas então que tempo teve a criança para semear e já estar a colher?
A criança não, mas os pais sim.
Os futuros papás, antes de o serem, deviam de aumentar a sua Saúde, a fim de produzirem filhos mais saudáveis.

Sabe-se que filho de pais fumadores, tem mais doenças como asma, bronquites, alergias, etc.

 Filhos de pais stressados são mais propensos a doenças e infecções, isto foi mostrado atravez de um estudo realizado na universidade de Rochester e publicado na revista americana “Brain, Behavior and immunity”.

Nascer de Cesariana não é o mesmo que um parto normal. Um estudo que foi publicado na revista PubMed na Irlanda do Norte mostrou que bebes nascidos de cesariana possuem 20 % probabilidades de sofrer de diabetes tipo1.

Após o nascimento, o bebé vai ser amamentado? Se não for, tudo será diferente. Porquê?
 Com a amamentação, o leite passa anticorpos (as verdadeiras vacinas) da mãe para o bebe, protegendo-o em uma fase em que o seu sistema imune está vulnerável. Um desses anticorpos “forra” o intestino e forma uma barreira contra microorganismos. O leite da mãe também contem próbioticos, bactérias que reforçam a flora intestinal do bébé. Fica claro que quanto mais tempo o bébé mamar, mais saudável será.
Isto porquê? Porque a Natureza é perfeita.

A ideia de vacinação está muito enraizada na nossa Sociedade, no entanto, saiba que nem todos os pais vacinam os seus filhos, que nem todos os bébés levam as mesmas imunizações. Nem todos os pediatras estão de acordo entre si, e alguns deles são contra a vacinação (o assunto – vacinas fica para um outro poste). Penso para mim até que ponto é que, as imunizações dadas a bebes tão pequenos, com um sistema imune tão novo, terá benefícios? E os efeitos secundários? Sabia que há “suspeita”da ligação da vacina tríplice (sarampo, rubéola e papeira) com o Autismo em crianças?

Penso que me expliquei, ao dizer que são os nossos Actos enquanto Sociedade que originam mais ou menos doenças. Se verificarmos, as doenças que afectam os Africanos, veremos que são diferentes das dos Europeus, diferentes dos Orientais e diferentes dos Povos que vivem em Tribos, porque todos eles são condicionados por culturas diferentes em relação á alimentação, á vida, e à cura.

Muitos não concordam comigo, mas a Sociedade é assim mesmo, e espero que continue, que haja respeito por todas as opiniões, umas mais matemáticas, outras mais filosóficas, mas todas derivam de pessoas que só querem viver melhor…

2 comentários:

  1. Fico à espera do assunto vacinas... Já leste sobre as últimas descobertas sobre a revacinação com a Bcg feitas na universidade do minho? http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/vacinacao-bcg-vacina-tuberculose-universidade-do-minho-tvi24/1231916-4069.html

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela atenção! efectivamente depois de eu ter enviado o comentário pensei que o mesmo fora imediato e irreflectido, porque em seguida também considerei a questão dos pais, da hereditariedade,... e concordo completamente!
    Um beijinho, Elisabete

    ResponderEliminar