Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Higienismo – parte I

Causa das doenças

Toxemia é a causa básica de todas as chamadas doenças.
 No processo de construção dos tecidos (metabolismo), existe a construção de células (anabolismo) e a destruição de células (catabolismo). Os tecidos inúteis, que não têm mais função são tóxicos.
No corpo saudável (quando a energia nervosa é normal) este material tóxico é eliminado do sangue o mais rápido possível. Mas quando a energia nervosa é dissipada por qualquer causa (como excitamento físico ou mental, ou maus hábitos) o corpo se torna enfraquecido ou enervado. Quando o corpo está enervado a eliminação é prejudicada.
 Com o tempo resulta em retenção de toxinas no sangue: o que chamamos de Toxemia.
Este estado produz uma crise que não é nada mais que o heróico e extraordinário esforço do corpo para eliminar os detritos e toxinas do sangue. A esta crise chamamos doença.
Tal acumulação de toxinas quando estabelecida continuará até que a energia nervosa seja restabelecida ao normal através da remoção de sua causa.
 A tão chamada doença é o esforço natural para eliminar toxinas do sangue.
Todas as assim chamadas “doenças” são crises de Toxemia.(1)

Penso que o texto é bem explícito.
Segundo o Higienismo, só existe uma Doença – a Toxemia.
Ou seja todas as “…ites” e todas as “…oses” são sintomas da mesma doença. Se as toxinas se alojam no ouvido – vira otite, na garganta – amigdalite, nas articulações – artrite e assim por diante.

Mas então, como explicar a teoria das bactérias?
Não é a bactéria Streptococus a grande causadora das amigdalites?
Não é a bactéria Escherichia coli a grande causadora das infecções urinárias?

Bem, segundo o Higienismo não. Estas bactérias só proliferam nestes locais porque existe toxinas, para o organismo ver-se livre das toxinas, inflama, e neste “Terreno”aumenta as bactérias.
Aquilo que chamamos de por exemplo: “amigdalite”, não é mais do que uma inflamação do corpo para expelir toxinas.

Resumidamente, para o Higienismo a causa das doenças não está nem nas bactérias, nem nos vírus, mas na “sujidade” interna.

(1) John Tilden, Toxemia Explained

Sem comentários:

Enviar um comentário