Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Hortelã

O meu pequeno espaço agrícola tem algumas plantitas que vão crescendo. Eu plantei-as uma vez e elas vieram de malas feitas e todos os anos renascem.
Uma delas é a HORTELÃ, pelo nome que tem, parece que domina as hortas.

Mas ela, além de perfumar as nossas hortas, também perfuma” o nosso aparelho digestivo.
Ela combate as doenças parasitárias, ou seja as “verminoses”.
Tem uma substancia chamada de óxido de piperitenona que é eficaz contra protozoários como as amebas e giardias.

Sempre vivi, com uma horta ao lado.
Em pequena, quando era para fazer salada, meu pai ía colher uma alface, ou tomates (se era tempo deles), coentros e junto umas folhinhas de hortelã. Eu não gostava. Reclamava sempre com a hortelã. Mas ele dizia: - é por causa dos bichos. Aquela história não me convencia muito, mas ía comendo.
Hoje, passados tantos anos, a história repete-se. Faço questão de pôr sempre hortelã nas saladas, e recomendo a ingestão dela à minha filha.

A Hortelã é benéfica em outras situações, mas hoje quero somente referir a importância dela no combate aos parasitas, que a maioria das crianças tem.

Pode ser usada em forma de infusão.
Eu prefiro ingerir mesmo a folha, que cortadinha e envolvida com alface, tomate, sabe muito bem, melhor - faz muito bem.

Ninguém tem desculpa para não ter esta planta, pois ela dá-se bem num vaso, numa janela, durante todo o ano.

Desejo-vos uma semana  bem “hortelada”…


1 comentário:

  1. Que boa dica. A infusão é feita com a planta seca ou fresca? Ou é indiferente?
    obrigada

    ResponderEliminar