Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Energia Vital

O Paradigma da Medicina Oficial Atual é Materialista ou melhor Mecanicista.
O Paradigma da Naturopatia, da Medicina Tradicional Chinesa, da Homeopatia é Vitalista.
Esta é a Grande diferença entre e a primeira e as segundas.

Mas, o que significa” medicinas Vitalistas”?
Significa que aceitam um conceito muito antigo - o Vitalismo.

O Vitalismo tem a conceção que o corpo físico dos seres vivos é animado e dominado por um princípio imaterial, que damos o nome de FORÇA VITAL.
Esta Força ou Energia Vital que rege a Vida física, integra a totalidade do organismo e rege todos os fenómenos fisiológicos.
O desequilíbrio desta Energia cria manifestações físicas a que chamamos doenças.

Hipócrates acreditava que todos os seres vivos tinham esta Energia Vital, este princípio que opera na manutenção da saúde e tem em si mesmo a possibilidade de cura, logo o médico deveria limitar-se agir como servidor desta energia Natural.

A Medicina Tradicional Chinesa tem o livro mais antigo de Medicina, datado de 500 A.C.. este tratado já mencionava que o corpo humano funcionava devido à presença de “uma energia” – O Chi ou o QI, e que esta se dividia em Yin e Yang, duas polaridades que tinham que se manter em equilíbrio, sem o qual apareceria a doença.
Por palavras diferentes disseram a mesma coisa.

Hahnemann, pai da Homeopatia foi um grande pensador Vitalista, utilizava o termo “Força Vital “, e era sobre esta que os seus medicamentos diluídos e energizados atuavam.
 As doenças eram alterações dinâmicas desta “força imaterial”, que se manifesta na nossa maneira de agir e sentir, ou seja as doenças têm uma natureza imaterial (mais uma vez está de acordo com a filosofia chinesa, onde as doenças são alterações à circulação do QI), as suas manifestações físicas ou químicas são as consequências do desequilíbrio da “Energia Vital”.

Sem comentários:

Enviar um comentário