Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Zumbidos

imagem retirada net
Zumbidos ou Acufenos são ruídos, barulhos que se ouvem sem a interferência exterior. Tem-se esta perceção num ou nos dois ouvidos.
Pode ter como causa um trauma, que pode ser uma lesão no ouvido interno devido a ruídos muito altos, a uma infeção, o uso de alguns medicamentos (aspirina, antibiótico), anemia, problemas cardíacos e vasculares (hipertensão e arteriosclerose), enfim para existir um desequilíbrio, não existe somente uma causa mas sim um conjunto de causas.

Após todas as despistagens no Otorrino, após este e aquele exame, o barulho continua. O que fazer?
Neste caso, o meu aconselhamento vai para a Medicina Chinesa, deve escolher alguém credenciado (membro da Associação Portuguesa Profissionais Acupuntura – APPA), fazer acupuntura e especialmente a fitoterapia.
 No entanto tanto a acupuntura como as plantas a utilizar tem de estar de acordo com a sintomatologia, que pode ser diferente de pessoa para pessoa.
 Dai o diagnostico tem que ser bem feito.

Na medicina Chinesa a ação medica sobre a causa e o tratamento do zumbido e distúrbios auditivos foi desenvolvida há muitos séculos atrás.
Os zumbidos podem surgir num quadro de excesso ou num de deficiência.

Vejamos alguns quadros possíveis, onde podem ocorrer os incomodadores zumbidos:

Deficiência da energia do Rim:
Diz-se que “ O Qi (energia) do Rim se comunica com os ouvidos”, então um dos padrões de causa em MTC é a deficiência renal, em que o ouvido é um indicador de como está a energia do nosso Rim.
Este tipo de zumbido ocorre nas pessoas mais velhas, com dores na região lombar e fraqueza nos joelhos, normalmente sente-se alivio quando se deita a cabeça sobre a almofada abafando o ouvido. É um zumbido baixo, mas persistente de dia e de noite.

Subida da energia do Fígado:
Este tipo de zumbido surge de repente, o som pode ser móvel e normalmente é alto, altera-se consoante as emoções agravando em casos de stresse e agressividade. Normalmente as pessoas com este desequilíbrio costumam ter o rosto e olhos avermelhados, gosto amargo na boca, dor de cabeça, tonturas e irritabilidade.

Deficiência de Sangue:
Neste caso o zumbido é intermitente. A gravidade do som varia. Muitas vezes ocorre após uma doença grave ou um trabalho excessivo e está associado com sintomas como ansiedade, insónia, palpitações, falta de energia e o rosto pálido.

Estas são algumas das abordagens que podem ser feitas em Medicina Chinesa, e segundo o diagnóstico terá um tratamento de acordo com o seu quadro específico.

Além disto o que pode fazer?
- Experimentar tomar Ginkgo Biloba. Planta indicada nos zumbidos, vertigens, perda de memória e má circulação. No entanto tem de pedir conselho técnico se já toma medicamentos para a circulação ou antibloqueantes. Esta planta não funciona em todos os casos de zumbido.
- Junte ás suas refeições sementes de Sésamo (Gergelim), é uma semente muito usada no Oriente para estas situações.
- Aumente o consumo de alimentos ricos em zinco como: espinafre, a salsa, couve, o pepino, feijão-verde, sementes girassol.

O seu zumbido é como um interruptor de informação, se a persistência do zumbido aumentar, o saldo da sua Saúde diminui, mas se o zumbido se afastar, se a sua intensidade diminuir então o seu saldo de Saúde aumenta.
 Há melhor????


Sem comentários:

Enviar um comentário