Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

terça-feira, 13 de março de 2012

Não-Fazer…Não-agir

imagem copiada net
Não era Nada, mas Nada não é uma ausência, é uma Presença”
Barbara Kingsolver

O Não-fazer está a atravessar tempos difíceis, principalmente na Medicina.
Quando Hipócrates, o pai da medicina ocidental, afirmou que o primeiro objetivo de um médico era não causar qualquer mal ao ser humano, estava implícito que não-fazer nada era, por vezes a atitude mais sábia a tomar.
Nós, médicos, temos abandonado bastante a orientação de Hipócrates em prol de uma abordagem minimalista da cura.

Consideramos a Natureza dada ao fracasso, um grande acidente prestes a acontecer. A doença e a patologia estão sempre à espreita em cada esquina.
Como disse uma vez um estudante de terceiro ano de Medicina ”uma pessoa saudável é alguém em quem ainda não trabalhamos bem” ou como disse outro pessimista maçador, “a Vida é uma doença sexualmente transmitida com cem por cento de mortalidade”.

Acreditando que podemos, invariavelmente melhorar a Natureza, nós, médicos, temos sido uns metediços incorrigiveis.
Todos os dias invadimos as vidas dos pacientes sem qualquer justificação clara, muitas vezes causando um mal terrível.
Não fazer nada continua a ser uma das coisas mais difíceis para um médico fazer, às vezes penso que um certificado em não-fazer devia ser um requisito legal para a prática de Medicina.

Há muito que se discute se os médicos devem interferir na saúde das pessoas. O médico Andrew Weil, diretor do programa de Medicina Integrada da Universidade do Arizona observa, no seu livro Spontaneous Healing, que “os médicos acreditam que a Saúde requer uma intervenção exterior, de uma forma ou de outra, ao passo que os defensores da Higiene Natural acreditam que a saúde resulta de viver em harmonia com as leis Naturais.
Na Grécia antiga, os médicos trabalhavam sob o patrono Asclépio, o deus da medicina, mas os curandeiros serviam a sua filha, a radiosa Higeia, deusa da Saúde.”

Fonte: Palavras de Larry Dossey – fundador da medicina corpo-mente

Sem comentários:

Enviar um comentário