Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Hoje…não Julgue

imagem retirada net
Sei e é bem real para mim, que para poder trilhar o Caminho da Evolução do Espirito, Eu não posso Criticar.
Julgar, ter pensamentos preconceituosos, apontar o dedo, sentir menosprezo por atitudes ou ideias, tudo isto cria um ambiente interno pouco seguro, pouco saudável.

Há muito que me dei conta, tanto em mim como noutras pessoas, que aquilo que criticamos é algo que não gostamos em nós mesmos, por isso lhe damos atenção.
Queixamo-nos quando alguém se comporta de maneira negativa, quando na verdade somos nós que estamos a olhar o lado negro das coisas.

Aquilo que mais critico, é ouvir alguém criticar.
Pergunto-me muitas vezes porquê?
Penso que é pelo fato de estar muito presente em mim a não critica, o não julgamento, então quando oiço uma crítica, o meu sinal interno de alerta dispara. Reparem como está errado, este alarme tem de disparar na minha crítica e não na do outro, porque só a nós podemos controlar, autodominizar.

Como nos sentimos quando os nossos pensamentos e conversas têm um tom critico?
À anos atras, quando ouvia criticas, associavas com o fato de serem “verdadeiras” ou “falsas” e continuava a ouvir, a pensar e a falar sobre elas, não levando em conta se me estava a sentir bem ou que sentimentos estava e emitir para os outros.
Hoje…
Bem…hoje, normalmente fujo.
Depois do meu cérebro decifrar a mensagem, o meu estomago “se aperta” e a mente procura a saída.
Se vem pelo diálogo com outra pessoa, tento mudar o assunto, apaziguar a situação mostrando que não vale a pena dar importância, se vem por pensamento interno, dou umas pancadinhas sobre o timo, região no meio do peito, e digo: “então…então, que pensamento é este?”.
Muitas vezes a mente persiste em enviar a mensagem de carga negativa, mas Eu digo, e em voz alta: “não quero e não vou pensar isto, não tem importância, Tudo está certo.”


Quando nos zangamos ou irritamos com alguém devemos ser diretos nos nossos sentimentos, sem destruirmos o nosso auto-respeito e o do outro.
É muito importante não Criticar.
Ao não haver critica, as sementes da Compaixão e da Tolerância crescem, e com elas vemos que no nosso núcleo mais profundo, somos todos espíritos inocentes, puros e perfeitos, mas na superfície todos temos falhas.
 Imagine que cada um de nós é uma onda, ás vezes somos ondas calmas, outras bem agitadas.
 E o fundo do mar, não é calmo e sereno? Connosco é igual, só precisamos de nos harmonizar com a Natureza e transcendermos a agitação.
Hoje…não julgue…
Madre Tereza de Calcutá disse: “quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”.



Sem comentários:

Enviar um comentário