Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ver…ou Não Ver Televisão?

Ver televisão é atividade (ou melhor a não-atividade) de lazer favorita de milhões de pessoas no Mundo.
Inúmeras pessoas consideram que ver televisão é “relaxante”.
 Observe-se atentamente.

 Com certeza irá descobrir que quanto mais tempo o ecrã permanece no centro da sua atenção, mais a sua atividade mental é suspensa, e que durante longos períodos de tempo você vê talk shows, concursos, series cómicas e até anúncios quase sem que qualquer pensamento seja gerado pela sua mente. Não só já não se lembra dos seus problemas, como se liberta de si próprio temporariamente.
Existe alguma coisa mais relaxante do que isto?

Então, ver televisão cria ESPAÇO INTERIOR?
FAZ-NOS ESTAR PRESENTES?
Infelizmente não.
 Apesar da nossa mente não gerar quaisquer pensamentos durante longos períodos de tempo, ela liga-se à atividade mental do programa televisivo.
 A nossa mente só está inativa pelo fato de não estar a produzir pensamentos. Contudo, está permanentemente a absorver pensamentos e imagens transmitidos pelo ecrã da televisão. Isto induz um estado passivo de grande suscetibilidade semelhante ao transe e à hipnose. Por isso é que pode estar ao serviço da manipulação da “opinião pública”, como os políticos, os grupos económicos e os publicitários bem sabem, razão pela qual pagam milhões para nos apanhar nesse estado de inconsciência recetiva.
Eles querem que os seus pensamentos se tornem os nossos pensamentos e, geralmente são bem-sucedidos.

Por isso, quando vemos televisão a tendência é para ficarmos abaixo do pensamento, e não acima dele. A televisão tem isto em comum com o álcool e com algumas drogas.
 Embora nos aliviem um pouco da nossa mente, pagamos um preço elevado: a perda de Consciência.

Fonte: Eckhart tolle em “um novo Mundo”

Sem comentários:

Enviar um comentário