Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma Grande Mudança na Minha Vida

imagem copiado do artigo
Quando eu tinha trinta e seis anos, vivi algumas dificuldades, de forma que me ocorreu suicidar.
A mente persistia em dizer-me: “ se eu desaparecer, ninguém sente a minha falta, até seria bom, pelo menos deixava de sofrer”.
Mas, no lugar de me suicidar, por um conjunto de circunstâncias, eu decidi curar-me.

Então…aqui estou eu, sentado frente de Nieves, uma terapeuta velha, mas maravilhosa que me ouviu, a mim, um “pedaço de ego doente”.
 Eu conto-lhe tudo, falo alto, com gestos.
 Depois de algum tempo (inesgotável para ela, claro) olhou o relógio e estendeu a receita:
Javier – me disse, sempre me chamava assim – agora, quando chegar a casa, não quero que faça nada, simplesmente vai tomar um duche, mas quando estiveres debaixo de água, não podes fazer nada, nem pensar em nada, só podes sentir a água acariciar-te a pele".
 Eu pensei: “bem fácil, se isso vai ser a cura, num mês estou curado…vamos lá”.

Mas não foi fácil. Quando entrei no chuveiro e tentei fazer o que Nieves pedia, eu fiquei louco, pois os pensamentos corriam na minha mente, tentava não ficar neles, mas era difícil, sentia-me possuído pelos meus pensamentos, comecei a dar-me conta que na vez de ser eu o dono era eu o escravo.

Quando voltei à consulta e lhe contei a minha dificuldade, sorriu-me com um tom irónico “já sabia”.
Nieves pegou um papel e fez nele um circulo e explicou que era  o meu SER, depois em volta um circulo maior e disse ser o meu EGO com todas as suas construções. Todo o processo terapêutico consistia em aproximar-me do Ser, o centro e diluir o Ego, que no SER estava toda a sabedoria que eu buscava e a solução para todos os meus problemas, mas que eu continuava a buscar fora.
Conseguiria isto, se me sentasse em silêncio interno, cada dia por vinte minutos, sentado com as costas direitas, prestando atenção à respiração, concentrando-me nela e deixando os pensamentos virem e irem.

Este foi o meu primeiro contato com a Meditação.
Ainda hoje sigo os conselhos do duche e continuo a meditar.
 Na minha casa ou em qualquer lugar que vá, existe sempre um canto com uma almofada no chão.
Nieves tinha razão, quando me dizia: “Tu, Javier tens um Ego tão grande, um personagem criado por ti, que não te deixa ficar em silêncio”. Ela tinha razão. Tenho-o comprovado cada vez que meu Ego me engana, quando deixo de meditar porque o oiço a dizer: “não tenho tempo, não me apetece, farei amanhã, não serve de nada, agora tenho de fazer algo mais importante, mais urgente, etc..

Gastei muito dinheiro em diversas terapias, cursos, etc.
Dinheiro que não teria sido necessário se tivesse cumprido rigorosamente as recomendações de Nieves, minha guia espiritual.
Até que chegou o momento que decidi tomar as rédeas e ser o meu próprio terapeuta, mas eu  não o teria conseguido sem a disciplina da meditação.
 Pouco a pouco ela tornou-se parte integrante da minha vida e assim nos momentos em que a mente parece estar louca, eu puxo as rédeas e paro-a, claro que isto só se consegue com o silêncio de dentro que faz você se conectar com o momento presente, com o corpo, no andar, no respirar, com o lavar os pratos, com o mastigar, numa única palavra: com a Vida.
Fiquei e qualquer um fica com a sabedoria que necessita para resolver problemas ou situações que o Universo traga, pois destes nunca estamos livres, porque há muito a ser aprendido aqui, no entanto a meditação ajuda-nos a entender a profundidade, a fim de não ficarmos na superfície das coisas, a pedir entendimento ao SER e a esperar que este o mostre, e tudo será no seu devido tempo, ao ritmo próprio do Universo, que tem muito pouco a ver com o ritmo frenético do mundo exterior.
Outra coisa que aprendi é que todos nós vivemos numa mudança eterna, que tudo é passageiro, e que devíamos habituarmos a amar “a transitoriedade das coisas terrenas ”, em vez de tentar se apropriar da realidade e torna-la nossa.
Experimente:
Sente-se em Meditação e peça ao Ser, não ao Ego.  

Fonte: http://www.uakix.com/articulos/un-gran-cambio-en-mi-vida.html

Sem comentários:

Enviar um comentário