Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cultivar a Simplicidade

imagem retirada net
Abrandei o passo e parei para cheirar as rosas.
Parei de viver ao ritmo frenético a que habituara.
Parei de viver no centro de um tornado.
- O que fizeste para cultivar a Simplicidade?
- Parei de usar roupas  caras, libertei-me do meu vicio de comprar jornais todos os dias, parei de estar disponível para toda a gente a toda a hora, tornei-me vegetariano e comecei a comer menos. Basicamente reduzi as minhas necessidades.
Se não reduzires as tuas necessidades, nunca estarás satisfeito. Serás sempre como um jogador em Las Vegas, que fica agarrado à roda da roleta “só mais uma voltinha” na esperança que saia o número da sorte.
Quererás sempre mais do que tens.
Como pode alguém ser feliz assim?
O segredo é não deixar que a tua felicidade dependa de encontrares o pote de ouro ao fundo do arco iris.
- E como é que eu posso aplicar o Ritual da Simplicidade à minha vida? Aceitam-se sugestões.
-Há tantas coisas que podes fazer. Mesmo as mais pequenas fazem uma diferença enorme.
-Tais como?
-Pára de atender o telefone sempre que toca, pára de perder tempo a ler correspondência não solicitada, pára de comer fora três vezes por semana, desiste de ser socio do clube de golfe e passa mais tempo com os teus filhos, deixa o relógio em casa, vê o sol nascer, vende o teu telemóvel.
- Já percebi. Mas vender o telemóvel?- perguntei ansioso, sentindo-me como se sentirá um bebe ao ouvir o médico sugerir que se corte o cordão umbilical. – Isto vai mudar a minha vida?
- Sim como num piscar de olhos, no preciso momento em que decides, bem lá no fundo de ti. Nesse instante serás uma pessoa diferente, uma pessoa a caminho de conquistar o teu destino.
Com o cultivo da simplicidade terás mais energia, menos preocupações, mais criatividade e menos stress em todas as facetas da tua vida.

Baseado no conto “o monge que vendeu o seu Ferrari”

Sem comentários:

Enviar um comentário