Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Você é Saudável?

imagem retirada net
Fomos e continuamos a ser condicionados a procurar sinais de doença.
Mas, e se em vez disso procurássemos os sinais de Saúde?

O Higienismo enfatiza a importância de descobrir a saúde dentro de cada um de nós.
È importante perceber que a ausência de doença não significa necessariamente Saúde e Vitalidade. Muitos se consideram saudáveis porque não tem sintomas, sinais visíveis, como dores, resfriados, ou outras doenças diagnosticadas, e apresentam valores de análises dentro da norma estabelecida.
Mas, será que significa um bom saldo de saúde?

Tive um vizinho com sessenta e tal anos, que nunca estava doente, nunca se resfriava, nem tinha tosse, nunca se ouvia queixar, e as suas análises estavam sempre dentro da normalidade, com valores perfeitos, umas que me lembro de ter visto, apresentava o valor do colesterol total a 177. Um dia almoçou e vomitou, o que nunca acontecia, foi fazer uma endoscopia, e o resultado foi cancro no estomago. Rapidamente foi operado, veio para casa, mas não durou mais do que 1mês e desencarnou. Era considerado pela mulher, esta sempre com colesterol alto, e por outras pessoas como o Senhor Saúde, mas parece que não era bem assim.

Sinais e sintomas que são indicativos de estarmos saudáveis, tanto mentalmente, como espiritualmente ou fisicamente.
Um dos primeiros sinais de saúde é constante sensação de bem-estar, na presença de uma energia transbordante do começo ao fim do dia.
Com que rapidez você se cura?
Cicatriza rápido?
 Você nota que se cura mais rápido que as outras pessoas? Após um resfriado, uma dor, uma ferida, um entorse, você sente que o seu corpo resolve o problema com facilidade?
Quanto mais rápido a recuperação, mais saudável você está.
Como é o seu acordar?
Depois de uma boa noite de sono, acorda com disposição à vida? Ao movimento? Ou fica se virando na cama, com sensação de cabeça pesada, não apetecendo levantar?
Quando se olha no espelho, como é a sua postura? É ereta? Tem um sorriso nos lábios? Seus olhos brilham?
Você consegue realizar todo o trabalho diário, sem se sentir desconfortável?
È flexível? Chega com facilidade com as mãos aos pés sem dobrar os joelhos? A flexibilidade é um bom sinal de saúde.
 Se as suas articulações, músculos, tendões e ligamentos forem maleáveis ou flexíveis, pode contar com um bom saldo de saúde.
Se tiver que correr, por exemplo para apanhar o autocarro, ou por qualquer outra razão, fica muito cansado? Sem folego? Ou falo como uma situação normal?
Vê bem? Ouve bem? E o cheiro? Se você conseguir ler umas letras num papel, e logo de seguida olhar para uma placa longe e conseguir também lê-la, é indicativo de boa saúde.
Olhe o seu corpo, agarre a sua carne, é firme ou é flácida? Tecido saudável é tecido firme, a flacidez não é muito boa.
Como é o seu adormecer? Dorme assim que toca almofada? Não? A capacidade de relaxar e adormecer facilmente à noite é um bom indicativo, tanto nas crianças como nos adultos.

Outros sinais que podem ser interpretados como indicadores de mais ou menos saúde, são os sinais mentais, ou seja as nossas atitudes e reações perante a Vida.
Quando alguém fere os seus sentimentos, você se sente abandonado, rejeitado, com que rapidez recupera desta emoção negativa? Sabe que a mesma rapidez com que curamos uma lesão no campo emocional é semelhante à cura no físico?
Você ama?
Você se ama?
 Aceita-se com os seus defeitos e virtudes?
Diz-se que todo aquele que á saudável aceita a verdade retratada, não vive em conflito permanente.
Por ultimo, você é feliz? A felicidade interna é um bom barómetro de saúde.
 Pense nisto…e…tire as suas próprias conclusões



Sem comentários:

Enviar um comentário